SUBCONDROPLASTIA PARA O JOELHO

SUBCONDROPLASTIA PARA O JOELHO

SUBCONDROPLASTIA PARA O JOELHO

A subcondroplastia para o joelho é um novo e revolucionário tratamento que promete evitar a cirurgia de prótese de joelho para um número significativo de pacientes. O procedimento consiste em se injetar cimento ósseo biológico nas áreas de lesão óssea subcondral, que são as áreas responsáveis pela dor no joelho com artrose ou osteonecrose. Os pacientes que foram submetidos ao procedimento garantem que ficaram sem dor já no mesmo dia do procedimento. É importante ressaltar que a cirurgia da subcondroplastia não é indicada para todos os casos de artrose no joelho. Se você tem artrose no joelho, consulte um médico ortopedista especialista em joelho para para saber se a subcondroplastia se aplica a você.

SUBCONDROPLASTIA

A subcondroplastia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, guiado por radioscopia, que dura apenas alguns minutos, e é feito durante uma artroscopia de joelho. O procedimento fornece uma matriz inorgânica forte e estável para as áreas de lesão no osso medular enquanto ele é remodelado até sua total cicatrização. Durante a artroscopia o cirurgião identifica as lesões dentro da articulação. Em alguns casos uma mini-incisão pode ser necessária para acessar o local lesionado.

LESÕES MEDULARES ÓSSEAS

Lesões medulares ósseas ( LMOs ) são defeitos no osso subcondral do joelho que são visíveis apenas no exame de ressonância magnética. As lesões medulares ósseas podem ser vistas apenas nas sequências de imagem de ressonância magnética onde a gordura foi suprimida, onde elas aparecem como uma área branca e nebulosa contra o fundo do osso mais escuro. Os patologistas mostraram que as lesões medulares ósseas representam uma resposta inflamatória às microfraturas que afetam o trabeculado do osso subcondral em alguns pacientes com artrose no joelho. As diretrizes de tratamento atuais recomendam, para esses pacientes, um tratamento inicial conservador, que costuma curar a maioria das lesões medulares ósseas. A subcondroplastia é uma excelente opção se as lesões permanecerem depois da tentativa inicial de tratamento conservador.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O exame de ressonância magnética do joelho é essencial para avaliação da cartilagem e do osso subcondral. Lesões medulares ósseas ( LMOs ) são encontradas no osso subcondral adjacente às áreas de degeneração da cartilagem. Extensas áreas de edema ósseo são identificadas no exame.

SUBCONDROPLASTIA

SINTOMAS

A subcondroplastia no joelho diminui bastante a dor do paciente com artrose se a causa principal da dor for originária da lesão no osso subcondral. A subcondroplastia não é indicada para todos os pacientes com artrose no joelho. Ela é indicada apenas para os casos onde a lesão medular óssea é a causa principal da dor.

ESPECIALISTA

A subcondroplastia no joelho deve ser feita por médico ortopedista especialista na técnica. A indicação precisa e a técnica cirúrgica correta são fundamentais para o bom resultado da cirurgia.

PRÓTESE DE JOELHO

A subcondroplastia não impede uma futura cirurgia deprótese de joelho. Ela pode postergar, e até mesmo evitar, a cirurgia de prótese. Muitos pacientes, com indicação médica prévia para a cirurgia de prótese de joelho, foram submetidos à subcondroplastia e não precisaram da artroplastia para ficar sem dor. A nova técnica deverá reduzir significativamente o número de cirurgias de prótese de joelho nos próximos anos.

RECUPERAÇÃO

A recuperação de uma cirurgia de subcondroplastia é rápida e demora apenas alguns dias. A dor que o paciente sentia antes da cirurgia desaparece rapidamente. Nos primeiros dias depois do procedimento o paciente deve manter repouso e deambular usando muletas. A dor no período pós-operatório imediato pode aumentar, e é normal, devido ao aumento da pressão intra-óssea local após a injeção do cimento ósseo biológico. Ela é controlada com analgésicos e costuma durar até um dia. Sessões de fisioterapia aceleram a recuperação.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento