DOR NO JOELHO AO DIRIGIR

DOR NO JOELHO AO DIRIGIR

Dor no joelho ao dirigir um veículo automotor é um sintoma relativamente comum que incomoda muitas pessoas. Parece estranho alguém se queixar de dor no joelho ao dirigir porque, aparentemente, não existe sobrecarga do joelho quando se está ao volante nem é necessário fazer grandes esforços quando se dirige um veículo. Os membros inferiores quase não se movimentam quando se dirige. Então de onde vem a dor?

DOR NO JOELHO AO DIRIGIR

Dor no joelho ao dirigir um veículo costuma ter origem no fato de o motorista ficar muito tempo com os joelhos numa mesma posição enquanto dirige. Dirigir é uma atividade sedentária que envolve permanecer bastante tempo numa mesma posição sem movimentar muito o corpo. Essa mobilidade limitada tem efeitos nos joelhos. Ficar com os joelhos fletidos por muito tempo coloca muita pressão na articulação entre a patela e o fêmur. Essa pressão prolongada compromete a nutrição das cartilagens da patela e da tróclea femoral, aumenta a tensão no ligamento patelar e predispõem ao encurtamento dos músculos isquiotibiais. Um processo inflamatório pode comprometer essas estruturas sobrecarregadas. Condromalácia patelar, artrose patelofemoral e tendinite patelar podem se desenvolver nos joelhos de pessoas que ficam muitas horas dirigindo um veículo como taxistas e motoristas de caminhão.

CONDROMALÁCIA PATELAR

Condromalácia patelar é uma doença degenerativa caracterizada pelo amolecimento da cartilagem que reveste a patela dentro do joelho. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos que se articulam dentro de uma junta sinovial. A condromalácia patelar é a principal causa de dor no joelho ao dirigir. A cartilagem deixa de ter a sua consistência normal e amolece, ficando suscetível ao processo de degeneração condral conhecido como artrose. Dor, inchaço e rangidos são os sintomas da condromalácia.

DOR JOELHO DIRIGIR

ARTROSE PATELOFEMORAL

Artrose patelofemoral é a degeneração da cartilagem da patela e da tróclea femoral. Trata-se de uma doença inflamatória, crônica e degenerativa. Na artrose o dano à cartilagem já é significativo e irreversível. Nos graus mais avançados da artrose, o osso subcondral é exposto. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. A cartilagem é um tecido muito delicado que não tem capacidade de regeneração. Dor, inchaço e rangidos são os sintomas da artrose patelofemoral.

TENDINITE PATELAR

A tendinite patelar é também causa de dor no joelho ao dirigir. O tendão patelar, devido à tração contínua do joelho fletido enquanto se dirige, inflama na sua origem na patela. O estresse repetitivo do tendão patelar, que acontece quando se fica com o joelho fletido por muitas horas, é a causa da tendinite patelar. Dor na região do pólo inferior da patela é o principal sintoma da tendinite patelar.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da dor no joelho ao dirigir é feito pelo exame físico do joelho com dor e exames complementares. A ressonância magnética é o principal exame para se determinar a causa da dor no joelho do motorista.

TRATAMENTO

O tratamento da dor no joelho quando se dirige será direcionado ao tratamento da patologia diagnosticada pelo médico especialista. O motorista que sente dor no joelho quando dirige ou depois de muito tempo dirigindo deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para o diagnóstico e tratamento correto da causa da dor.

PREVENÇÃO

Evitar ficar muito tempo com as pernas na mesma posição enquanto se dirige, parar de tempos em tempos para esticar o corpo e fazer regularmente exercícios de alongamento do joelho ajudam a evitar a dor no joelho ao dirigir.