
DOR DA ARTROSE DO JOELHO
Dor da artrose do joelho é a experiência sensorial desagradável associada ao processo degenerativo da cartilagem da articulação. Um joelho saudável não deve doer. A presença de dor no joelho significa que alguma coisa não está bem na articulação. Lesões e diversas patologias podem provocar dor no joelho. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Um dos sintomas da artrose no joelho é a dor, que tem algumas particularidades que dependem do grau da doença. A dor da artrose do joelho varia de algum incômodo no início da doença até dor intensa nos estágios mais avançados do desgaste da cartilagem.
DOR DA ARTROSE DO JOELHO
A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho e é uma das causas mais comuns de afastamento do trabalho em todo o mundo. A doença, também conhecida como osteoartrite ou gonartrose, é caracterizada pela degeneração e/ou desgaste da cartilagem. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das articulações sinoviais. Dentro do joelho existe cartilagem revestindo os côndilos do fêmur, o platô tibial e a patela. A função da cartilagem é prover uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos em contato dentro da articulação deslizem uns sobre os outros para que haja movimento articular. A cartilagem é um tecido histológico muito delicado. Por diferentes causas, a cartilagem pode se degenerar, expondo o osso subcondral. Em casos mais avançados da doença, existe contato direto de osso com osso. Dor, inchaço, crepitação, deformidade e limitação funcional são sintomas de um joelho com artrose. A dor é o sintoma mais importante. É a dor que realmente compromete a qualidade de vida do paciente. As características da dor da artrose do joelho variam e dependem do estágio da doença.

POR QUE ARTROSE DO JOELHO DÓI?
A dor da artrose do joelho ocorre devido ao desgaste estrutural e à inflamação provocados pela doença. A cartilagem em si não dói porque é um tecido aneural, ou seja, sem nervos. A dor surge quando o osso subcondral fica exposto e sofre microfraturas pelo impacto direto de osso com osso, além da liberação de detritos celulares e substâncias inflamatórias dentro da articulação que irritam a membrana sinovial, gerando sinovite crônica que provoca inchaço ( derrame articular ) e ativação de receptores sensíveis à dor. A composição do líquido sinovial fica alterada, com diminuição de ácido hialurônico e concentração de substâncias inflamatórias. Os condrócitos, que são as células da cartilagem, entram em sofrimento. A matriz extracelular da cartilagem começa a se desmanchar. O corpo tenta estabilizar o compartimento colapsado com a formação de osteófitos, que também provocam inflamação e dor ao seu redor. O desgaste mecânico se transforma num ciclo constante de inflamação, com dor, inchaço e sofrimento sensorial permanente. A dor da artrose varia, dependendo da fase da doença: artrose inicial, artrose moderada e artrose avançada. Leva-se muito tempo, geralmente vários anos, para a artrose evoluir da fase inicial até a fase avançada.
DOR DA ARTROSE DO JOELHO INICIAL
O primeiro sintoma da artrose no joelho é um incômodo na articulação que aparece quando o paciente usa escadas, principalmente quando desce os degraus. No início da doença, a dor costuma ser sutil e muitas vezes é negligenciada, sendo confundida com cansaço muscular, dor de algum esforço físico ou, como diziam os antigos, “coisa da idade”. As principais características da dor da artrose do joelho inicial são: ser episódica, não ser intensa, estar associada a uma rigidez matinal curta e melhorar rapidamente com o aquecimento da articulação. Na fase inicial da artrose o joelho não incha que possa ser notado visivelmente. Nessa fase a dor não é constante e surge após esforços físicos maiores e desaparece com um pouco de repouso.

DOR DA ARTROSE DO JOELHO MODERADA
Na fase de artrose moderada a dor já começa a atrapalhar a rotina do paciente em suas atividades do dia a dia. Subir e descer escadas torna-se um desafio, principalmente descer os degraus. Agachar e ajoelhar provocam muita dor. O joelho apresenta crepitação, ou seja, estalos e rangidos dentro da articulação quando ela é movimentada. O joelho também apresenta um inchaço permanente, que aumenta com os esforços físicos. O músculo quadríceps femoral, que é o músculo localizado na frente da coxa, começa a sofrer atrofia porque a dor da artrose impede o paciente de fazer esforços com a articulação. Sem esforços físicos os músculos se enfraquecem. Os músculos do joelho funcionam como amortecedores da articulação. Eles absorvem boa parte do impacto articular quando são fortes. Músculos atrofiados resultam no aumento do impacto entre osso com osso, piorando a dor.

DOR DA ARTROSE DO JOELHO AVANÇADA
Nos casos de artrose avançada, quando grandes áreas de cartilagem dentro do joelho já desapareceram, a dor costuma ser intensa e constante. O paciente já está sentindo dor no joelho faz vários anos, desde o início da doença. Na fase avançada a dor é permanente, mesmo em repouso e durante à noite. Sentar e deitar já não aliviam mais a dor. Alguns pacientes têm insônia porque não conseguem dormir pela dificuldade de encontrar uma posição confortável para o joelho. Na fase avançada da artrose, o joelho está sempre inchado e a deformidade articular ( joelho para dentro ou para fora ) é visível. O joelho não dobra nem estica totalmente como antes. A dor intensa leva o paciente a usar bengalas, muletas ou andadores para auxiliar na marcha, mesmo quando precisa percorrer curtas distâncias dentro de casa.
ESPECIALISTA
A artrose do joelho é uma doença que ainda não tem cura conhecida porque a cartilagem não se regenera. Mas existem vários tratamentos para a doença que visam diminuir os sintomas e retardar a progressão da doença. O tratamento da artrose é diferente de paciente para paciente porque depende das características do processo degenerativo e da fase da doença. As causas da doença são multifatoriais. Existem fatores modificáveis e fatores não modificáveis. O médico especialista leva em consideração esses fatores para prescrever um tratamento personalizado. Pacientes com artrose no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para tratar e acompanhar a doença. Existem tratamentos modernos que visam preservar a articulação e evitar procedimentos invasivos como a cirurgia de prótese de joelho.