CUIDADOS COM OS JOELHOS

CUIDADOS COM OS JOELHOS

Cuidar dos joelhos é fundamental para evitar lesões que podem comprometer a função articular e a qualidade de vida. Nossos joelhos são as articulações mais vulneráveis do nosso corpo porque, além de serem relativamente desprotegidos, sofrem grande estresse mecânico ao suportar o peso corporal durante todas as atividades que fazemos no dia a dia. Danos podem acometer qualquer parte do joelho, incluindo a patela, os meniscos, a cartilagem, os músculos, os tendões, a cápsula articular, a membrana sinovial e os ligamentos. Lesões no joelho são relativamente comuns e podem causar dor intensa e grande prejuízo funcional. Listamos abaixo algumas dicas importantes para ajudar a prevenir lesões no joelho. A lista serve como um guia para os cuidados com os joelhos.

PESO CORPORAL

Pessoas que estão com o peso corporal acima do ideal colocam mais pressão nos joelhos do que eles foram projetados para suportar. Essa sobrecarga articular pode causar várias lesões e dar início ao desgaste da cartilagem. A obesidade é o fator de risco evitável número um para o desenvolvimento da artrose do joelho. Manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade é fundamental para proteger mecanicamente os joelhos.

ATIVIDADES FÍSICAS

Atividades físicas são importantes para manter os músculos dos joelhos fortes e para a nutrição da cartilagem pelo líquido sinovial, que depende dos movimentos articulares. Natação e ciclismo são as melhores atividades físicas para fortalecer e movimentar o joelho sem colocar muita pressão na articulação. Estudos comprovaram que o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores contribui para aumentar a longevidade. Pessoas com pernas fortes vivem mais.

CUIDAR DOS JOELHOS

ALONGAR, AQUECER E RESFRIAR

Alongar e aquecer a musculatura dos membros inferiores, antes de qualquer atividade física, é muito importante para evitar lesões nos joelhos. O alongamento por cinco minutos seguido por mais cinco minutos de exercícios leves aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e prepara o corpo para os exercícios mais intensos. O resfriamento da musculatura após atividades físicas intensas também é muito importante. Cinco minutos de caminhada seguidos de mais cinco minutos de alongamentos são suficientes para o resfriamento muscular.

EXCESSO DE TREINOS

As atividades físicas devem ser intercaladas com períodos de repouso para a recuperação do corpo. O excesso de treinamento físico aumenta as chances de lesões nos joelhos e contribui para o desgaste da cartilagem. O sinal mais comum de que os exercícios estão sendo feitos de forma excessiva é a dor no joelho. Outro sinal é o inchaço. Joelho doendo e inchando não é normal. Muitas pessoas ignoram a dor no joelho e tentam suportá-la ao máximo, acreditando que ela acabará desaparecendo. Em muitos casos o que acontece é o aumento de uma lesão. Existem lesões do joelho que são graves e irreversíveis. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando existir o sintoma de dor no joelho.

DIETA SAUDÁVEL

Uma dieta saudável, nutricionalmente balanceada, é fundamental para a boa saúde do corpo. Vitaminas e nutrientes ajudam nas defesas naturais e na manutenção do sistema musculoesquelético. Uma dieta saudável também ajuda na manutenção do peso corporal dentro da faixa de normalidade. Dar preferência aos alimentos naturais e evitar os alimentos industrializados e/ou muito processados.

CUIDADOS JOELHOS

CALÇADOS ADEQUADOS

Calçados, principalmente aqueles usados para a prática esportiva, devem ser adequados para suportar o peso corporal e amortecer os impactos que podem prejudicar os joelhos. Usar tênis com bom sistema de amortecimento, por exemplo, reduz o estresse mecânico sobre os joelhos de quem pratica corrida. Tênis desgastados devem ser trocados regularmente porque o sistema de amortecimento se deteriora com o passar do tempo e com o uso. Pacientes com artrose no joelho devem dar preferência para usar tênis leves, para caminhadas, com bom sistema de amortecimento. O uso de sapatos de salto alto aumenta o estresse sobre os joelhos. Mulheres com problemas no joelho devem evitar o uso de salto alto ou, se necessário usá-los, o fazer por curtos períodos de tempo. Nesses casos é aconselhado o uso de sapatos com salto baixo. O ideal é evitar o uso de sapatos de salto alto.

ESPECIALISTA

Dor, inchaço, rangidos e falseios são os sintomas mais comuns de problemas no joelho. Consultar um médico especialista para o diagnóstico precoce e o tratamento correto do problema articular pode evitar muitos problemas. Algumas lesões podem se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente. Existem ainda lesões que são irreversíveis. Daí a necessidade de se consultar um médico assim que qualquer um dos sintomas citados apareça. Conhecer os cuidados com os joelhos é importante para evitar lesões e consultas médicas.