SAPATOS DE SALTO ALTO

SAPATOS DE SALTO ALTO PREJUDICAM OS JOELHOS

É comum, no consultório, que pacientes me perguntem quando poderão voltar a usar seus sapatos de salto alto depois de um tratamento clínico ou cirurgia no joelho. Existe a dúvida se o uso de sapatos de salto alto prejudica os joelhos. Para algumas mulheres a elegância está em primeiro lugar. Mas a vaidade feminina pode ter um alto custo para a saúde dos joelhos.

ARTROSE

Estudos sugerem que o uso de sapatos de salto alto, principalmente aqueles com salto maior do que 7 centímetros, predispõem a mulher a desenvolver artrose precoce nos joelhos. Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que toda vez que uma mulher calça um par de sapatos de salto alto, ela está colocando tensão em excesso nas articulações dos membros inferiores, principalmente nos joelhos. Se a mulher estiver com sobrepeso, a tensão será muito maior. O excesso de força pode iniciar a artrose, o desgaste da cartilagem, que ainda é uma condição incurável. O tecido cartilaginoso que se desgastou não se regenera. Artrose é uma doença irreversível. Devemos lembrar que, estatisticamente, as mulheres sofrem mais com artrose nos joelhos do que os homens.

SALTO ALTO E ARTROSE NO JOELHO

BIOMECÂNICA

No estudo, mulheres tiveram seus joelhos analisados biomecanicamente enquanto andavam com sapatos sem salto, depois com sapatos de salto de 3,5 centímetros e finalmente com sapatos de salto de 7 centímetros. Quanto mais alto o salto – concluíram os pesquisadores – maiores as forças anormais aplicadas sobre o joelho. O uso de sapatos de salto alto é um fator muito importante no desenvolvimento da artrose nos joelhos das mulheres, concluíram os pesquisadores do Stanford University Biomotion Lab, principalmente nas mulheres com o peso acima do ideal.

MODERAÇÃO

É fato que as mulheres escolhem usar sapatos de salto alto pela elegância e não pelo conforto. A dica dos especialistas é que as mulheres podem usar sapatos de salto alto, mas com moderação, deixando-os para eventos sociais e ocasiões importantes, preferindo para o dia a dia sapatos baixos e mais confortáveis.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento