CPM PARA JOELHO

CPM PARA JOELHO

CPM para joelho é um equipamento motorizado e programável que faz a movimentação passiva e contínua do joelho. Ele é indicado após procedimentos cirúrgicos, principalmente nas cirurgias de prótese e cirurgias de fraturas. O CPM para joelho ajuda a restaurar a função normal da articulação que foi submetida a uma cirurgia num tempo mais rápido. Ajuda também na diminuição das complicações pós-operatórias.

CPM PARA JOELHO

CPM é a abreviatura de Continuous Passive Motion. CPM para joelho é um dispositivo motorizado que movimenta suavemente a articulação, de forma contínua, numa frequência e numa amplitude de movimentos pré-definidas. O aparelho é muito usado após cirurgias no joelho e costuma ser instalado no paciente assim que ele chega ao quarto do hospital logo depois do procedimento cirúrgico. Pacientes que são submetidos à cirurgia no joelho se recuperam mais rápido com o uso do CPM para joelho. Os pacientes que mais se beneficiam com o uso do CPM são os idosos submetidos à cirurgia de prótese de joelho.

VANTAGENS

As principais vantagens de se usar o CPM após uma cirurgia no joelho são: evitar a formação de tecido cicatricial excessivo na incisão cirúrgica, evitar a formação de aderências e artrofibrose, estimular a nutrição da cartilagem e a produção do líquido sinovial, ativar a circulação sanguínea, diminuir o processo inflamatório pós-cirúrgico, evitar a formação de trombos, estimular os músculos da articulação e ganhar precocemente a amplitude do movimento articular normal. Existe também uma vantagem psicológica. Os pacientes que usam o CPM para joelho se sentem mais confortáveis, psicologicamente, após a intervenção cirúrgica. O objetivo do equipamento é fazer com que o paciente se recupere o mais rápido possível da cirurgia no joelho a que foi submetido evitando complicações pós-operatórias comuns.

CPM JOELHO

LIMITAÇÕES

A movimentação passiva do joelho não deve substituir a movimentação ativa. A boa recuperação do paciente depende de exercícios ativos que o paciente terá que fazer seguindo as orientações do seu fisioterapeuta. O uso do CPM é um complemento no processo de reabilitação. Ele não foi criado para deixar o paciente acamado e inativo.

COMO USAR

A CPM é usada com o paciente deitado. A colocação e os ajustes do equipamento devem ser feitas pelo médico cirurgião ou pelo fisioterapeuta responsável pela reabilitação do paciente. A maioria dos equipamentos tem um controle remoto que serve para ligar e desligar o equipamento e ajustar a frequência e a amplitude dos movimentos. O tempo médio de uso diário não deve exceder 4 horas. O CPM para joelho pode ser usado por até 30 dias. O aparelho não deve ser usado excessivamente. O joelho recém-operado também precisa de repouso para cicatrização dos tecidos.