ARTROSE TRICOMPARTIMENTAL

Artrose tricompartimental é uma expressão comumente encontrada nos laudos de exames de imagem do joelho. Artrose é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem. Tricompartimental se refere aos três compartimentos articulares do joelho. Um joelho com artrose tricompartimental apresenta o processo degenerativo nos seus três compartimentos articulares, ou seja, a artrose já está numa fase avançada e compromete todo o joelho.

ARTROSE TRICOMPARTIMENTAL

A articulação do joelho apresenta três compartimentos articulares distintos: compartimento medial, compartimento lateral e compartimento anterior. O compartimento medial é a articulação femorotibial da parte interna do joelho. O compartimento lateral é o compartimento da parte externa do joelho. O compartimento anterior é a articulação femoropatelar. A artrose pode afetar qualquer combinação desses compartimentos. Na artrose unicompartimental apenas um dos três compartimentos está comprometido. Na artrose bicompartimental dois dos três compartimentos estão comprometidos. Na artrose tricompartimental os três compartimentos do joelho estão comprometidos pela doença. A artrose tricompartimental é, portanto, a forma mais grave do processo degenerativo da cartilagem do joelho. O comprometimento tricompartimental afeta cerca de 20% dos joelhos com artrose.

ARTROSE TRICOMPARTIMENTAL DO JOELHO

CARTILAGEM

Cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre as extremidades ósseas dentro de uma articulação sinovial. A cartilagem é um tecido bastante delicado. Ela apresenta características fisiológicas próprias. O contato entre as superfícies cartilaginosas, dentro da articulação, permite com que os ossos se movimentem entre si suavemente, com muito pouco atrito. Os movimentos articulares são facilitados pela presença intra-articular do líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das nossas articulações.

ARTROSE

Artrose é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem. A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho. As superfícies ósseas subcondrais do fêmur, da tíbia e da patela podem acabar em contato quando o desgaste da cartilagem é grande. A artrose é uma doença que pode ser bastante incapacitante. Dor, inchaço, crepitação articular e deformidade são os sintomas mais comuns da doença.

ARTROSE TRICOMPARTIMENTAL JOELHO

EXAMES DE IMAGEM

A doença artrose pode ser diagnosticada em exames de imagem do joelho. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames imaginológicos mais comumente solicitados pelos médicos ortopedistas para avaliar o joelho. A expressão artrose tricompartimental é encontrada frequentemente nos laudos desses exames de imagem e significa que o médico radiologista identificou a presença de desgaste da cartilagem nos três compartimentos do joelho. A artrose tricompartimental do joelho é o processo degenerativo da articulação na sua fase mais avançada.