
INFILTRAÇÃO NO JOELHO GUIADA POR ULTRASSOM
A infiltração no joelho é um procedimento médico que raramente precisa ser realizado com a ajuda do ultrassom para guiar a agulha. A infiltração é o procedimento médico para injetar medicamentos dentro do espaço articular com auxílio de uma seringa com agulha. O joelho é a maior articulação do corpo humano. Além de grande, o joelho é uma articulação superficial. É muito fácil acessar o espaço articular do joelho e muito raramente será necessário usar o equipamento de ultrassom para guiar a agulha para dentro do espaço articular.
INFILTRAÇÃO NO JOELHO GUIADA POR ULTRASSOM
A infiltração no joelho é um dos procedimentos médicos mais realizados pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho. Várias condições médicas podem ser tratadas com a aplicação de medicamentos diretamente na articulação do joelho. As principais indicações são: artrose, artrites, condromalácia patelar, condropatias, sinovites e lesões meniscais. Ácido hialurônico e corticóides são os medicamentos mais usados nas infiltrações no joelho. Aliviar a dor, reduzir a inflamação, retardar a degeneração da cartilagem e melhorar a função articular são os principais objetivos de se infiltrar remédios diretamente dentro do joelho. Nos últimos anos tem crescido a ideia de que a infiltração de medicamentos no joelho deve ser feita com o auxílio de um aparelho de ultrassom, o que gera dúvidas e até receio por parte dos pacientes. A infiltração no joelho guiada por ultrassom raramente é indicada. O procedimento pode ser feito com precisão e segurança apenas com base em referências anatômicas e técnica correta.
INFILTRAÇÃO TRADICIONAL
O método tradicional de infiltração no joelho, realizado sem o auxílio de imagem, é praticado há décadas pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho. Esses especialistas utilizam marcos anatômicos palpáveis como a patela, a tíbia, os côndilos do fêmur, o tendão patelar, o tendão quadricipital e os espaços articulares para determinar os diferentes pontos de segurança para introdução da agulha até o espaço intra-articular. O profundo conhecimento da anatomia que um ortopedista cirurgião de joelho tem facilita a identificação rápida e precisa dos locais para infiltração no joelho sem necessidade alguma de auxílio do equipamento de ultrassom. Estudos científicos já demonstraram que a acurácia da infiltração no joelho feita sem ultrassom, quando o procedimento é realizado por um ortopedista cirurgião de joelho experiente, ultrapassa 98%. Quanto mais experiente o médico, mais precisa é a infiltração, garantindo ao paciente que o medicamento aplicado foi depositado corretamente dentro da articulação. A técnica tradicional tem ainda as vantagens de ser mais rápida e ter menor custo porque, muitas vezes, o uso desnecessário do equipamento de ultrassom acaba encarecendo o procedimento.
INFILTRAÇÃO GUIADA POR ULTRASSOM
A infiltração no joelho guiada por ultrassom raramente é necessária. Mas existem alguns casos, pouco comuns, em que o ultrassom pode ajudar, mesmo que não seja obrigatório. Esses casos incomuns são: pacientes com obesidade grave onde os pontos anatômicos são difíceis de serem palpados, pacientes com a anatomia do joelho alterada por deformidades graves e necessidade específica de acesso ao compartimento posterior do joelho. Nesses casos o ultrassom pode oferecer mais precisão ao permitir a visualização em tempo real da agulha sendo introduzida no espaço articular. A decisão de usar ou não o ultrassom para guiar a infiltração de medicamentos no joelho deve ser decidida pelo médico especialista que vai fazer o procedimento, baseado na avaliação clínica do paciente e também na sua experiência profissional.
EXPERIÊNCIA DO MÉDICO
O fator mais importante para o sucesso de uma infiltração de medicamentos no joelho, seja com ou sem o uso do ultrassom, é a qualificação e a experiência do médico que realiza o procedimento. Médicos ortopedistas especialistas em joelho, que são bem treinados e experientes, são capazes de aplicar a medicação no joelho de forma rápida e segura, de maneira eficaz e praticamente indolor, independentemente da técnica utilizada. O mais importante para o paciente é escolher um médico especialista experiente para fazer a infiltração de medicamentos no seu joelho. O uso do ultrassom raramente é necessário.