DOENÇA DE LYME NO JOELHO

DOENÇA DE LYME NO JOELHO

Doença de Lyme no joelho é causada pela infecção pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida ao homem por carrapatos do gênero Ixodes. A doença de Lyme afeta a articulação do joelho provocando um processo inflamatório chamado de artrite de Lyme. A inflamação articular é provocada pela bactéria causadora da doença de Lyme. O joelho é a articulação do corpo mais acometida pela artrite de Lyme. Trata-se de uma artrite que costuma ser intermitente e assimétrica, ou seja, aparece e desaparece depois de algum tempo manifestando-se em apenas um dos joelhos. A artrite de Lyme é uma manifestação tardia da doença de Lyme, uma doença que pode afetar diversos sistemas do corpo.

DOENÇA DE LYME

A doença de Lyme é uma doença infecciosa bacteriana que se inicia após a picada de um carrapato do gênero Ixodes infectado pela bactéria Borrelia burgdorferi. Os primeiros sintomas da doença de Lyme incluem febre, cefaleia, fadiga e uma erupção cutânea característica, em forma de alvo, chamada de eritema migratório. Se a doença não for diagnosticada e tratada nas suas fases iniciais, a bactéria pode se espalhar para o coração, o sistema nervoso e as articulações. A bactéria tem predileção por grandes articulações. Como o joelho é a maior articulação do nosso corpo, a manifestação articular da doença de Lyme costuma ser no joelho, na forma de um processo inflamatório intenso conhecido como artrite de Lyme.

CARRAPATO DA DOENÇA DE LYME

ARTRITE DE LYME

A artrite de Lyme é a inflamação articular causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. Trata-se de uma manifestação tardia da doença de Lyme. Na maioria dos casos a artrite de Lyme afeta uma única articulação grande do corpo, sendo o joelho a articulação mais comumente acometida. A artrite de Lyme pode se manifestar semanas ou até mesmo meses depois da infecção inicial causada pela picada do carrapato infectado. A característica principal da artrite de Lyme é que ela geralmente é intermitente e assimétrica, ou seja, ela aparece e desaparece e afeta apenas um joelho em cada manifestação.

SINTOMAS DA ARTRITE DE LYME NO JOELHO

A artrite de Lyme no joelho é uma manifestação tardia da doença de Lyme. A doença de Lyme pode ser difícil de ser diagnosticada. A artrite de Lyme, consequentemente, é mais difícil ainda de ser diagnosticada. Os principais sintomas da doença de Lyme no joelho são: inchaço significativo, dor moderada a intensa, diminuição da mobilidade articular, vermelhidão e calor local. Os episódios de artrite vão e voltam. Não existe lesão intra-articular ou episódio traumático que possa explicar os sintomas no joelho. Muitas vezes a suspeita inicial é de que a artrite seja causada por alguma doença reumatológica.

ERITEMA MIGRATÓRIO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da artrite de Lyme no joelho é feito pela combinação de história clínica, exame físico do joelho e exames complementares de imagem e laboratoriais. Na história clínica, que deve ser detalhada, procura-se saber se o paciente esteve recentemente em áreas infestadas de carrapatos. No exame físico do joelho observa-se o joelho inchado, quente, vermelho, com diminuição dos movimentos e dor à tentativa de movimentação. O melhor exame de imagem para identificar a artrite de Lyme é a ressonância magnética, que mostra o intenso processo inflamatório articular. Os exames laboratoriais solicitados são: exame de sangue para detectar anticorpos contra a bactéria Borrelia burgdorferi ( ELISA ou Western Blot ) e análise completa do líquido sinovial com bacterioscopia, cultura e antibiograma. Os testes sorológicos podem dar falso-negativo nas primeiras semanas e, nesses casos, devem ser repetidos algum tempo depois se a suspeita de artrite de Lyme no joelho for grande.

ARTRITE DE LYME NO JOELHO

TRATAMENTO

O tratamento da artrite de Lyme no joelho é feito com o uso de antibióticos orais. Casos mais graves e persistentes podem precisar de antibióticos endovenosos. A antibioticoterapia é feita por 28 dias. Os antibióticos mais indicados são: doxicilina, amoxicilina, cefuroxima e ceftriaxona. Anti-inflamatórios não esteroidais ajudam a aliviar a dor e diminuir o inchaço. Fisioterapia ajuda a recuperar os movimentos do joelho.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir a doença de Lyme é evitando picadas de carrapato. Usar roupas compridas em áreas de mato ou floresta, usar repelente, inspecionar cuidadosamente o corpo em busca de carrapatos após caminhadas em áreas de risco e remoção dos carrapatos encontrados na pele com uma pinça.