SÍFILIS NO JOELHO

SÍFILIS NO JOELHO

Sífilis no joelho é uma forma de artrite que se manifesta nos estágios mais avançados da sífilis, uma doença sexualmente transmissível. A sífilis está no grupo das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Se a doença não for diagnosticada e tratada corretamente no seu início ela pode evoluir para a chamada sífilis terciária, que pode afetar diversos órgãos do corpo anos ou até mesmo décadas depois da infecção inicial. A sífilis terciária pode acometer as articulações. O joelho é uma das articulações mais acometidas pela artrite sifilítica porque é a maior articulação do nosso corpo.

SÍFILIS NO JOELHO

Sífilis no joelho é uma condição rara, mas que existe. Trata-se de uma artrite que pode acometer o joelho de pacientes como uma das complicações da sífilis terciária, que é a fase mais avançada da doença sífilis. A sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Trata-se de uma infecção bacteriana, transmitida mais comumente pelo contato sexual, causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença curável, mas que pode causar complicações graves se não for diagnosticada e tratada no seu início. Os primeiros sintomas da sífilis são pequenas feridas nos órgãos genitais e ínguas nas virilhas que aparecem entre 7 e 21 dias após contato sexual com pessoa contaminada. As feridas e a íngua não doem, não coçam, não ardem e não produzem pus. Mesmo sem tratamento essas feridas somem e não deixam cicatriz. Mas a pessoa contaminada continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo e queda de cabelos. Essas manchas também desaparecem depois de algum tempo dando ideia de melhora. A doença continua evoluindo e muitos meses ou anos mais tarde surgem as complicações graves da sífilis que incluem cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos e comprometimento das articulações. No joelho a sífilis tardia se manifesta na forma de uma artrite.

SÍFILIS JOELHO

ARTRITE SIFILÍTICA

A artrite sifilítica no joelho apresenta sintomas típicos de um processo inflamatório articular. Dor moderada a intensa, inchaço, calor local, diminuição da amplitude dos movimentos, rigidez articular e deformidades. Além dos sintomas no joelho, o paciente com artrite sifilítica costuma apresentar sintomas sistêmicos da sífilis terciária como febre, cansaço, erupções cutâneas e manifestações neurológicas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da sífilis no joelho é feito com base na história clínica do paciente, exame físico do joelho e exames complementares. O diagnóstico pode ser difícil porque trata-se de uma condição rara. Na ressonância magnética pode-se verificar o processo inflamatório articular e deformidades. O diagnóstico definitivo é feito pela identificação de anticorpos específicos contra o Treponema pallidum no sangue.

TRATAMENTO

O tratamento da artrite sifilítica é feito com antibióticos, normalmente a penicilina, anti-inflamatórios, repouso da articulação e fisioterapia. O diagnóstico precoce e o tratamento com antibióticos são essenciais para evitar complicações e deformidades.

ESPECIALISTA

Pacientes com dor no joelho e histórico de relações sexuais desprotegidas devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa da dor articular que pode, eventualmente, estar relacionada à sífilis.