MAGNÉSIO PARA ARTROSE

Magnésio para artrose funciona? O magnésio é um dos minerais mais importantes que temos no nosso organismo. Uma das suas funções é garantir a força dos ossos. Quase 60% do magnésio do nosso corpo está concentrado nos ossos e dentes. A deficiência de magnésio, segundo alguns estudos, pode aumentar o risco de doenças crônicas e inflamatórias como a artrose. A suplementação de magnésio poderia, eventualmente, ajudar no tratamento de pacientes com artrose do joelho. Mas será que ajuda mesmo?

MAGNÉSIO PARA ARTROSE

A suplementação de magnésio para artrose, segundo alguns estudos, pode ajudar a diminuir os sintomas da doença e a velocidade de degeneração da cartilagem. É improvável que os suplementos de magnésio, sozinhos, sejam capazes de prevenir ou tratar a artrose. A cartilagem, como todos sabem, é um tecido muito delicado que não tem capacidade de regeneração. A artrose, que é o processo degenerativo da cartilagem, é uma doença que ainda não tem cura conhecida. O uso de magnésio para artrose é sugerido por alguns estudos que concluíram que ele pode ajudar na diminuição da dor e da inflamação causadas pela doença, reduzindo assim as complicações da artrose no longo prazo. Mas a maioria dos estudos é inconclusiva e apenas sugerem que o magnésio possa ter algum efeito sobre a fisiologia condral.

MAGNÉSIO

O magnésio é um mineral muito importante na manutenção da vida, sendo um elemento químico essencial para o ser humano. O magnésio é essencial para muitas reações químicas que acontecem nas células. A ingestão diária de magnésio varia de 300 a 350mg e é facilmente obtida através da alimentação porque a maioria dos alimentos apresenta o mineral na sua composição. O magnésio é abundante em hortaliças, sementes, nozes, legumes e cereais. A concentração plasmática normal de magnésio é de 1,8 mg/dL. Hipermagnesemia acontece quando a quantidade de magnésio no sangue está acima do normal e hipomagnesemia acontece quando a quantidade de magnésio no sangue está abaixo do normal. A hipermagnesemia é uma condição rara que acontece quando uma pessoa ingere sais de magnésio em excesso, principalmente se a pessoa sofrer de insuficiência renal. A hipomagnesemia é mais comum e costuma ser causada, na maioria das vezes, pela ingestão inadequada de magnésio, ou seja, uma dieta ruim. Frequentemente a hipomagnesemia encontra-se associada com a depleção de outros minerais como cálcio e potássio. A ideia de usar magnésio para artrose provêm da observação de alguns estudos que pacientes com artrose no joelho apresentam, na sua grande maioria, hipomagnesemia. Mas não se deve esquecer que a artrose é uma doença complexa e multifatorial e um único fator, como a deficiência de magnésio, não é capaz de iniciar e/ou de piorar a doença.

ARTROSE

Artrose é a doença articular caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação. A cartilagem é um tecido bastante delicado e que tem características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Por esse motivo a artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Prevenir a artrose e, quando diagnosticada, diminuir a velocidade de degeneração do tecido condral, são os objetivos principais dos tratamentos existentes para a doença. A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho.

MAGNÉSIO ARTROSE

APRESENTAÇÃO

Os suplementos de magnésio disponíveis comercialmente, para manutenção da saúde óssea e redução da dor e da inflamação do joelho com artrose, têm diferentes apresentações: glicinato de magnésio, citrato de magnésio, malato de magnésio e taurato de magnésio. O magnésio é associado com a glicina, ácido cítrico, ácido málico ou taurina para facilitar a sua absorção no intestino

SUPOSTOS BENEFÍCIOS

Suplementos de magnésio são ingeridos pelas pessoas para, segundo os fabricantes, manter a saúde das cartilagens, fortalecer os ossos, reduzir inflamações, reduzir dores musculares e aumentar a imunidade corporal. Não se sabe se esses suplementos realmente funcionam para essas finalidades porque todos os supostos benefícios dependem de inúmeros fatores. Se os suplementos de magnésio funcionassem bastaria ingeri-los para não ter artrose e, na prática, não é o que se constata. A única constatação que existe é que a ingestão de sais de magnésio parece diminuir a inflamação. Talvez seja esse único benefício que faça as pessoas acreditarem nos outros supostos benefícios que os fabricantes divulgam.

SUPLEMENTAÇÃO

A suplementação de magnésio só se justifica quando os exames de sangue comprovam que o paciente apresenta hipomagnesemia crônica. Uma dieta normal e balanceada supre tranquilamente as necessidades de magnésio de qualquer pessoa. Abacate, feijão, arroz integral, gergelim, grão de bico, amendoim, castanhas, nozes, amêndoas, chocolate amargo, semente de abóbora, ameixa seca, tamarindo, quiabo, queijo, banana, leguminosas, iogurte e peixes são alimentos ricos em magnésio.