DIETA PARA ARTROSE

DIETA PARA ARTROSE NO JOELHO

Dentre todas as dietas existentes e estudadas para a artrose do joelho, a que mais funciona é aquela que faz a pessoa reduzir o peso corporal. Dos fatores controláveis envolvidos no desenvolvimento da artrose, o mais importante e o que pode ser controlado pelo próprio paciente é o peso corporal. Pessoas com sobrepeso ou obesas, que apresentam artrose no joelho, devem procurar voltar a ter o seu peso ideal. Isso pode ser feito através da adequação da dieta juntamente com a prática de atividades físicas. Perder peso protege os joelhos.

DIETA

A ajuda de um nutrólogo ou nutricionista é importante para o paciente com artrose no joelho reduzir o seu peso corporal. O raciocínio é simples. A pessoa engorda quando ingere mais calorias do que o seu corpo precisa e emagrece quando ingere menos calorias do que o seu corpo precisa. A dificuldade existe porque as pessoas obesas não querem mudar os seus hábitos alimentares. Não tem como emagrecer ingerindo mais calorias do que o necessário.

ATIVIDADES FÍSICAS PARA ARTROSE

ATIVIDADES FÍSICAS

A prática de atividades físicas é um importante complemento para a redução do peso corporal de pessoas que estão acima do peso ideal. O corpo queima calorias durante a prática de atividades físicas. Mas quem tem artrose no joelho não pode fazer qualquer tipo de atividade física. Caminhadas e corridas, por exemplo, são contraindicadas porque podem aumentar o desgaste da cartilagem. O ideal é fazer as atividades que não sobrecarregam os joelhos. As melhores atividades físicas para quem tem artrose são aquelas feitas dentro da água, como natação e hidroginástica.

ALIMENTOS

Estudos feitos nos últimos anos comprovam que alguns nutrientes ajudam na manutenção da cartilagem e podem até prevenir o desenvolvimento da artrose. As dez substâncias presentes nos alimentos e mais bem estudadas são: vitamina C, vitamina D, betacaroteno, ômega 3, chá verde, resveratrol, curcumina, MSM, bromelina e selênio. Uma alimentação equilibrada e que contenha essas dez substâncias pode ajudar a diminuir a incidência ou a progressão da artrose nos joelhos. Clique AQUI para acessar a página sobre o assunto. Existem também alimentos que podem piorar a artrose e que deve ser evitados. Clique AQUI para acessar a página sobre esse assunto.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento