JOELHO PONTUDO

Joelho pontudo é o joelho que apresenta uma proeminência óssea na sua frente deixando-o com aspecto de pontudo ou ossudo. Um joelho pontudo costuma ser a principal característica de uma osteocondrite chamada de doença de Osgood-Schlatter. Trata-se de uma condição inflamatória envolvendo a inserção do ligamento patelar na tuberosidade anterior da tíbia. A proeminência que deixa o joelho pontudo costuma ser dolorida em crianças e adolescentes e indolor nos adultos.

JOELHO PONTUDO

Joelho pontudo pode ser causa de incômodo para muitas pessoas devido à proeminência óssea ser dolorida ou devido ao aspecto estético. Um nódulo ósseo doloroso na frente e abaixo do joelho deixa ele com aspecto de pontudo, saltado ou ossudo. Essa condição é chamada de doença de Osgood-Schlatter. Trata-se de uma osteocondrite envolvendo a inserção do ligamento patelar na tuberosidade anterior da tíbia em crianças que estão na fase de crescimento. A doença de Osgood-Schlatter é bastante comum em crianças e adolescentes fisicamente ativos, principalmente nos meninos. A proeminência dolorosa que se forma no joelho, característica da doença de Osgood-Schlatter, tende a desaparecer à medida em que a ossificação termina. Nas meninas isso ocorre ao redor dos 14 anos e nos meninos ao redor dos 16 anos. Terminado o crescimento ósseo a dor praticamente desaparece, ficando a sequela da doença que é o joelho pontudo.

OSSO PONTUDO NO JOELHO

INFLAMAÇÃO

A tuberosidade anterior da tíbia é a entese onde se insere o ligamento patelar, também conhecido como tendão patelar. O tendão patelar é o tendão do músculo quadríceps femoral, o forte músculo da região anterior da coxa, responsável pela extensão do joelho. Durante a fase de crescimento a tuberosidade anterior da tíbia é também um centro de ossificação. A tração excessiva do tendão patelar sobre esse centro de ossificação, devido ao excesso de atividades físicas, é a causa da doença de Osgood-Schlatter. O centro de ossificação da tuberosidade anterior da tíbia sofre um processo inflamatório conhecido como apofisite de tração. A região fica inchada, dolorida e mais proeminente devido às microfraturas de tração repetitivas e até mesmo a elevação do tubérculo tibial. A inflamação crônica forma o osso pontudo no joelho. Ao término do crescimento ósseo a tuberosidade tibial estará totalmente ossificada e proeminente. A doença de Osgood-Schlatter é mais comum nos meninos do que nas meninas porque os meninos são mais ativos fisicamente. Até 20% dos adolescentes praticantes de atividades físicas podem desenvolver a doença de Osgood-Schlatter.

COMO TRATAR JOELHO PONTUDO

Uma vez desenvolvida a proeminência óssea na frente do joelho não tem muito o que se fazer. Uma pequena porcentagem de adultos desenvolve ossículos dentro do tendão patelar que podem ficar móveis e dolorosos. Uma cirurgia poderá ser indicada nesses casos para ressecção desses fragmentos ósseos que podem irritar o tendão patelar e até provocar a sua rotura. Não se faz cirurgia do joelho pontudo por motivo estético nem em pacientes ainda em idade de crescimento ósseo. A cirurgia para tratar a doença de Osgood-Schlatter é raramente recomendada.