
HIDRODISSECÇÃO DO JOELHO
Hidrodissecção do joelho é um procedimento minimamente invasivo para tratar dores, inflamações e aderências ao redor da articulação. A hidrodissecção é um tratamento inovador que está sendo cada vez mais utilizado por médicos ortopedistas especialistas em joelho no tratamento de dores causadas por inflamações localizadas, compressões nervosas e aderências teciduais. A hidrodissecção do joelho pode ser feita no consultório médico. O médico especialista usa o equipamento de ultrassom para, através de imagens, guiar com precisão a agulha para injeção nos locais necessários para o tratamento da patologia no joelho do paciente. Os resultados e a recuperação desse tipo de tratamento costumam ser rápidos.
HIDRODISSECÇÃO DO JOELHO
Hidrodissecção do joelho é uma técnica terapêutica minimamente invasiva baseada na separação de nervos e tecidos de suas estruturas circundantes por meio da pressão produzida pela injeção local de um fluido. Uma solução líquida é usada para a hidrodissecção. As soluções mais usadas são: soro fisiológico, soro glicosado, anestésicos locais e ácido hialurônico. Em alguns casos acrescenta-se corticóides às soluções. Com auxílio do equipamento de ultrassom, o médico injeta a solução líquida entre os planos teciduais do joelho. Com a hidrodissecção é possível separar estruturas como fáscias, músculos, tendões e nervos que estejam aderidos, comprimidos e/ou inflamados. A guiagem em tempo real por ultrassom garante precisão, segurança e menor risco de efeitos adversos. A separação dos planos teciduais por uma solução líquida reduz o atrito e a compressão no local, promovendo alívio da dor e melhora dos movimentos do joelho.
INDICAÇÕES
A hidrodissecção do joelho pode ser indicada pelo médico especialista para o tratamento de diversas condições que acometem a articulação. Os quadros clínicos onde o procedimento tem bons resultados são: bursite da pata de ganso, neurite safena, aderências pós-traumáticas ou pós-cirúrgicas, síndrome patelar dolorosa, fibroses musculares ou miofasciais, síndrome da dor regional complexa e dor crônica localizada e sem causa diagnosticada. Pacientes que não obtiveram alívio dessas condições com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e infiltrações simples podem se beneficiar significativamente da hidrodissecção.

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO
A hidrodissecção do joelho é um procedimento minimamente invasivo que pode ser feito no consultório do médico especialista. Se necessário, o procedimento pode ser repetido várias vezes e, muitas vezes, evita cirurgias desnecessárias. Os principais benefícios da hidrodissecção na região do joelho são: alívio rápido da dor, melhora rápida da mobilidade articular, procedimento ambulatorial, técnica precisa porque é guiada por ultrassom, baixo risco de complicações e retorno rápido do paciente às suas atividades diárias.
PROCEDIMENTO
O paciente fica deitado na maca de procedimentos. O médico especialista identifica e marca na pele do paciente a área-alvo da aplicação. A combinação de medicamentos é previamente preparada. O local da aplicação é preparado com assepsia e antissepsia da pele. Com auxílio do ultrassom, o médico insere uma agulha fina até o local desejado e injeta a solução preparada entre os planos teciduais. A aplicação pode ser feita em vários pontos, se necessário. O procedimento dura de 15 a 30 minutos. Recomenda-se algum repouso após a aplicação.
ESPECIALISTA
Pacientes com dor ou limitações envolvendo o joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa do problema. Uma das alternativas de tratamento disponíveis hoje, dependendo do caso, é a hidrodissecção do joelho.