ESPONDILITE ANQUILOSANTE NO JOELHO

Espondilite anquilosante no joelho é uma das possíveis manifestações articulares da doença espondilite anquilosante além da coluna vertebral. A espondilite anquilosante é uma doença que acomete mais comumente a coluna vertebral, mas também pode acometer grandes articulações como os joelhos.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE NO JOELHO

Espondilite anquilosante no joelho acontece quando a doença espondilite anquilosante se manifesta, além da coluna vertebral, nos joelhos. Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as articulações do esqueleto axial. Esqueleto axial é formado pelos ossos do crânio, tórax e tronco. A predileção da doença é pela coluna vertebral, mas em algumas pessoas ela também se manifesta nas grandes articulações do corpo como os joelhos. Nossos joelhos são as maiores articulações do nosso corpo.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE

A espondilite anquilosante se manifesta, na maioria dos pacientes, com dor e rigidez na região da coluna lombar. A doença faz parte de um grupo de doenças chamadas de espondiloartrites porque causam inflamação na coluna e também em outras articulações do corpo. A espondilite anquilosante geralmente se manifesta antes dos 30 anos de idade. A causa da doença ainda é desconhecida. Suspeita-se que haja uma combinação de fatores genéticos com fatores ambientais. Sabe-se que ela é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do paciente ataca as articulações e provoca inflamação. A espondilite anquilosante se manifesta na forma de crises ou surtos. Os sintomas podem durar de dias a semanas durante um surto. A inflamação causada pela doença provoca dor e rigidez nas articulações atacadas. A cronicidade dos surtos inflamatórios leva à formação de entesites e osteófitos que resultam em diminuição progressiva da mobilidade articular até o ponto de rigidez.

JOELHO

A espondilite anquilosante no joelho costuma afetar apenas um dos joelhos ou, eventualmente, um joelho é nitidamente mais afetado do que o outro. As entesites e os osteófitos no joelho, resultantes da inflamação crônica, comprometem a mobilidade articular, deixando a articulação cada vez mais rígida com o passar do tempo. A dor acompanha o quadro artrítico.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE JOELHO

Dor no joelho, rigidez articular, joelho quente, joelho vermelho e joelho inchado são os sintomas da espondilite anquilosante na articulação do joelho, além dos sintomas típicos de dor e rigidez na coluna vertebral.

O diagnóstico da espondilite anquilosante é feito pela combinação de histórico familiar, exame físico, exames de imagem e exames de sangue. Não existe um exame específico para diagnosticar a doença. O gene HLA-B27 está presente na maioria das pessoas com a doença. Marcadores de inflamação e hemograma também costumam estar alterados. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame para avaliação das alterações que a doença provoca na articulação.

Ainda não existe cura para a espondilite anquilosante. Os tratamentos disponíveis aliviam os sintomas e retardam a progressão da doença. Anti-inflamatórios não-hormonais, corticóides, anti-reumáticos, terapias biológicas e sessões de fisioterapia são os tratamentos conservadores mais prescritos. A cirurgia de prótese de joelho pode ser indicada para melhorar a qualidade de vida do paciente quando a articulação está severamente comprometida.