
CONDRITE NO JOELHO
Condrite no joelho é a condição que envolve a inflamação e a degeneração da cartilagem, o tecido que recobre os ossos dentro da articulação. Em termos simples, condrite significa inflamação da cartilagem. Dentro da articulação do joelho a condrite mais comum é a condrite da cartilagem da patela, também conhecida como condromalácia patelar ou condropatia patelar. A condrite patelar é a causa mais comum de dor na região anterior do joelho.
CONDRITE NO JOELHO
Condrite no joelho é a alteração inflamatória e degenerativa do tecido cartilaginoso dentro da articulação. A cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos no interior de uma articulação sinovial. Dentro do joelho existe cartilagem revestindo o fêmur distal, a tíbia proximal e a patela. A função da cartilagem é prover uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos dentro da articulação deslizem uns sobre os outros para que haja o movimento articular. A cartilagem hialina é um tecido muito delicado. Ela tem características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Fissuras, erosões e desgastes na cartilagem são irreversíveis porque a cartilagem não se regenera. O processo degenerativo da cartilagem é conhecido como artrose. Mas, antes de a cartilagem começar a se degenerar, ela primeiro inflama e amolece. Depois a estrutura condral começa a se desmanchar. A condrite é a primeira fase do processo de degeneração da cartilagem. A condromalácia patelar, também conhecida como condropatia patelar, é a condrite mais comum no joelho.

CAUSAS
A condrite no joelho é mais comum entre jovens, atletas e pessoas que realizam atividades físicas de alto impacto. As principais causas da condrite no joelho são: sobrecarga articular, mau alinhamento da patela, traumatismos diretos, fraqueza muscular, fatores anatômicos e fatores genéticos. Atividades intensas como corridas, saltos, agachamento e ciclismo podem causar microlesões na cartilagem. Quando a patela não desliza corretamente na tróclea femoral, há maior propensão à degeneração condral. Batidas e pancadas na frente do joelho podem danificar a cartilagem. Quando os músculos do joelho são fracos, aumenta a instabilidade patelofemoral. Alterações anatômicas comprometem a cartilagem. Pessoas de algumas famílias, por motivos genéticos, têm mais propensão a desenvolver condrite nos joelhos.
SINTOMAS
Os sintomas da condrite no joelho variam conforme o grau, a localização e a extensão do comprometimento da cartilagem. Os sintomas mais comuns são: dor na região anterior do joelho, estalos, rangidos, inchaço leve, rigidez articular e diminuição da força muscular. A dor na frente do joelho é mais comum de ser sentida ao subir e descer escadas. A rigidez articular aparece após longos períodos sentado.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de condrite no joelho é feito pela história clínica, exame físico do joelho e exames complementares de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar a condrite. Uma sequência do exame de ressonância magnética, chamada de cartigrama, mapeia com diferentes cores a ultraestrutura condral do joelho.
TRATAMENTO
O diagnóstico precoce e o tratamento correto da condrite no joelho é fundamental para evitar a evolução do quadro para lesões mais graves como a artrose do joelho. Medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, infiltração de ácido hialurônico, correção postural, mudanças nos treinamentos são os tratamentos mais comuns para a condrite. A condroplastia feita através de artroscopia pode ser indicada em casos mais graves, onde há comprometimento extenso da cartilagem.

PREVENÇÃO
A condrite no joelho pode ser prevenida através da adoção de hábitos saudáveis como alongar e fortalecer os músculos do joelho, evitar excessos de impactos nos treinos, manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade e procurar fazer atividades físicas sob a orientação de um educador físico. A condrite exige atenção pois, se negligenciada, pode comprometer a mobilidade do joelho e a qualidade de vida do paciente.