CIRURGIA DA CARTILAGEM DO JOELHO

CIRURGIA DA CARTILAGEM DO JOELHO

Cirurgia da cartilagem do joelho é o tratamento indicado em casos de lesões onde o defeito condral é importante e sintomático. A capacidade de regeneração da cartilagem é quase nula e, por esse motivo, defeitos na cartilagem não se reparam espontaneamente. Uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para fixar ou retirar um fragmento de cartilagem parcialmente descolado do osso subcondral ou um fragmento de cartilagem que tenha se soltado dentro do joelho e se tornado um corpo livre. Irregularidades na superfície da cartilagem também podem ser regularizadas cirurgicamente.

CIRURGIA DA CARTILAGEM DO JOELHO

Cirurgia da cartilagem do joelho é indicada para o tratamento de lesões condrais que não podem ser tratadas com tratamentos conservadores como medicamentos e/ou fisioterapia. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das articulações sinoviais. No joelho existe cartilagem no fêmur, na tíbia e na patela. A cartilagem é um tecido histológico muito delicado que tem características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Lesões na cartilagem não se reparam sozinhas. Por esse motivo algumas lesões da cartilagem do joelho precisam ser tratadas cirurgicamente. Essas lesões são aquelas onde o defeito condral é significativo a ponto de causar sintomas no joelho como dor, inchaço e bloqueio articular. Fragmentos de cartilagem descolados parcialmente do osso subcondral, fragmentos de cartilagem que se descolaram totalmente do seu leito e se transformaram em corpos livres e irregularidades grosseiras na superfície condral podem ser tratadas cirurgicamente. As lesões na cartilagem costumam ser causadas por traumatismos. A área da cartilagem danificada por um traumatismo pode variar muito em tamanho e profundidade. A abordagem da lesão dependerá das suas características e sintomas. O médico ortopedista especialista em joelho interpreta os sintomas do paciente, examina o joelho machucado e estuda as imagens do exame de ressonância magnética para indicar o melhor tratamento para uma lesão na cartilagem do joelho.

LESÃO DA CARTILAGEM DO JOELHO

TÉCNICAS CIRÚRGICAS

Condroplastia, microfraturas e mosaicoplastia são as técnicas mais usadas na cirurgia da cartilagem do joelho. Todas elas podem ser feitas através de uma artroscopia de joelho. A condroplastia é indicada para regularização da superfície da cartilagem. Pode ser feita com curetas, shaver e/ou radiofrequência. A cirurgia de microfraturas é indicada para estimular o preenchimento do osso subcondral exposto com fibrocartilagem. Várias perfurações são feitas no osso subcondral para criar uma superfície rugosa. O sangramento das perfurações repara o defeito condral com fibrocartilagem. Membrana de colágeno, membrana de ácido hialurônico e/ou adesivo de fibrina podem ser usados para proteger o osso e as perfurações para estimular a formação da fibrocartilagem que vai fechar o defeito. A cirurgia de mosaicoplastia é um transplante osteocondral. Cilindros de osso com cartilagem são retirados de áreas sadias para o preenchimento da lesão na cartilagem.

CIRURGIA CARTILAGEM JOELHO

FIBROCARTILAGEM

Como a cartilagem é um tecido que não se regenera, o que é possível fazer quando existe uma lesão condral sintomática é tentar o seu reparo. A ideia é preencher a área onde a cartilagem está faltando. As técnicas da cirurgia da cartilagem do joelho não regeneram a cartilagem hialina que foi danificada. O novo tecido formado, a fibrocartilagem, não é cartilagem hialina. A fibrocartilagem é um tecido cicatricial que tem propriedades intermediárias entre a cartilagem hialina e o tecido conjuntivo denso. A fibrocartilagem pode não suportar a carga do joelho que a cartilagem hialina consegue suportar e se desmanchar. Os resultados das cirurgias da cartilagem do joelho, por esse motivo, não são sempre bons como esperado pelos pacientes. Como cada caso tem as suas particularidades, somente um médico especialista pode avaliar e indicar o melhor tratamento para cada lesão da cartilagem do joelho.