
APOFISITE NO JOELHO
Apofisite no joelho é o processo inflamatório de qualquer uma das apófises dos ossos das articulações femorotibial e/ou patelofemoral. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Por esses motivos as apófises dos ossos que formam a articulação do joelho são mais protuberantes do que as outras apófises do nosso corpo. Apofisites no joelho são relativamente comuns, principalmente em atletas ou pessoas bastante ativas fisicamente.
APOFISITE NO JOELHO
Apofisite no joelho é o processo inflamatório envolvendo uma das apófises dessa articulação. Músculos, ligamentos e tendões se inserem nos ossos do nosso corpo. Quando o ponto de inserção óssea é plano, ele é chamado na anatomia de entese. Quando o ponto de inserção óssea é protuberante, ele é chamado de apófise. As apófises são elementos anatômicos importantes para a estabilidade e os movimentos articulares. As apófises do joelho mais importantes são: epicôndilo medial do fêmur, epicôndilo lateral do fêmur, patela e tuberosidade anterior da tíbia.
EPICÔNDILOS DO FÊMUR
Os epicôndilos medial e lateral do fêmur são os pontos de inserção proximal dos ligamentos colateral medial e colateral lateral do joelho, respectivamente, no fêmur. Essas duas apófises ósseas podem sofrer processo inflamatório nos casos onde esses ligamentos do joelho são repetidamente estressados e/ou lesionados.
PATELA
A patela é o osso móvel localizado na frente do joelho. Ela é classificada como um osso sesamóide por estar dentro do tendão do músculo quadríceps femoral. A patela do joelho é também classificada como uma apófise, sendo ponto de inserção do tendão quadricipital e origem do tendão patelar. O tendão patelar é também conhecido como ligamento patelar. A patela não é uma apófise óssea tradicional, mas a sua função de aumentar a alavanca do músculo quadríceps femoral faz com que ela seja classificada como uma apófise por muitos anatomistas. Processos inflamatórios envolvendo o tendão quadricipital e o tendão patelar são considerados como apofisites no joelho.
TUBEROSIDADE ANTERIOR DA TÍBIA
A tuberosidade anterior da tíbia, também conhecida como TAT, é a protuberância óssea onde se insere o tendão patelar na tíbia. A tuberosidade tibial é considerada a principal apófise no joelho. A apofisite da tuberosidade anterior da tíbia mais comum é a doença de Osgood-Schlatter. A doença é caracterizada pelo processo inflamatório da tuberosidade tibial que acontece em crianças em fase de crescimento fisicamente ativas. Estresse repetitivo do tendão patelar na tuberosidade tibial provoca a inflamação, facilitada pelo fato de a tuberosidade no osso em crescimento ser cartilaginosa e também um ponto de ossificação no joelho. Nos adultos a doença equivalente é a tendinite patelar, também conhecida como joelho do saltador por ser uma inflamação comum nos praticantes de esportes com saltos repetitivos.

SINTOMAS
Os sintomas de apofisite no joelho são: dor na apófise, inchaço e, eventualmente, alguma vermelhidão local. A apófise inflamada fica bastante sensível ao toque e à compressão. A dor também piora quando o joelho é submetido a algum esforço ou sobrecarga articular.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de apofisite no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares de imagem. O exame mais importante para se diagnosticar uma apófise inflamada é a ressonância magnética do joelho.
TRATAMENTO
O tratamento das apofisites do joelho é quase sempre conservador. Repouso relativo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais indicados pelos médicos especialistas.
PREVENÇÃO
Não é possível prevenir totalmente uma apofisite no joelho em uma pessoa fisicamente ativa. Alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho, além de evitar o excesso de atividades físicas, são as medidas mais indicadas.
ESPECIALISTA
Pacientes com suspeita de apofisite no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho. O processo inflamatório deve ser diagnosticado e tratado precocemente para evitar complicações como a rotura tendínea.