
ANDADOR PARA PROTEÇÃO DO JOELHO
Um andador pode ser prescrito para proteção do joelho em casos de doença degenerativa, lesão recente ou após uma cirurgia. Um andador é um dispositivo ortopédico de apoio que serve para auxiliar pacientes com dificuldade de locomoção a caminhar com mais segurança e estabilidade. O uso do andador protege a articulação do joelho durante a locomoção em casos onde a força dos músculos do joelho e/ou a propriocepção do joelho possam estar comprometidos. É importante lembrar que, diferentemente da bengala e das muletas, o uso do andador permite que o paciente solte o peso corporal sobre o joelho. Um andador não serve para tirar a carga do joelho. Ele serve para ajudar no equilíbrio durante a marcha.
ANDADOR E JOELHO
O andador pode ser prescrito pelo médico ortopedista como parte do tratamento conservador e/ou cirúrgico de lesões ou doenças do joelho. Existem casos onde o paciente acometido por uma doença degenerativa, lesão recente ou após uma cirurgia de joelho, pode ficar com os músculos do joelho enfraquecidos e/ou com a propriocepção do joelho alterada. Essas duas condições interferem no equilíbrio do paciente ao andar. Para evitar quedas e proporcionar segurança e conforto durante a locomoção, o uso de um andador pode ser indicado. O andador é indicado para pacientes que não precisam retirar a carga do joelho ao andar. O objetivo principal é permitir que o paciente ande sem que tenha quedas.

TIPOS DE ANDADORES
Existem 4 tipos diferentes de andadores que podem ser encontrados nos comércios de materiais ortopédicos. O andador pode ser fixo, com rodas, articulado ou com apoio para o joelho. A escolha de cada tipo depende do gosto e da adaptação do paciente.
INDICAÇÕES
O andador é indicado para pacientes que estão em tratamento ortopédico do joelho, que precisam andar, que podem soltar o peso do corpo sobre o joelho em tratamento, mas que, por fraqueza muscular ou alteração proprioceptiva, têm dificuldade para deambular sem ajuda. O andador, nesses casos, fornece apoio para as mãos e dá segurança e estabilidade ao paciente durante os passos da sua caminhada. Um exemplo típico do uso do andador para proteger o joelho é nos primeiros dias após a cirurgia de prótese de joelho.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Andador para proteção do joelho ajuda na redução da dor na articulação que está em tratamento, dá maior estabilidade ao paciente durante a sua locomoção, é fácil de ser usado, é confortável, é ajustável e mantém a mobilidade do paciente preservada.
COMO USAR
Usar o andador para proteger o joelho é muito fácil. O primeiro passo é ajustar a altura do andador. Os apoios para as mãos do andador devem ficar na altura das pregas dos punhos quando o paciente está de pé. Os cotovelos devem ficar levemente dobrados. Avance o andador com as mãos cerca de um passo à frente do corpo. Depois dê o primeiro passo com a perna do joelho em tratamento e, a seguir, dê o próximo passo com a perna do joelho sadio. O peso do corpo pode ser solto sobre os joelhos porque o objetivo do andador é ajudar no equilíbrio e dar segurança para o paciente andar.
ESPECIALISTA
Andadores devem ser prescritos para pacientes com problemas no joelho por um médico ortopedista especialista em joelho. O especialista irá ensinar o paciente como o andador deve ser usado corretamente nas várias atividades do cotidiano durante o seu tratamento ortopédico.