FITOTERÁPICOS PARA JOELHO

FITOTERÁPICOS PARA JOELHO

Fitoterápicos para joelho são medicamentos produzidos à base de plantas medicinais para o tratamento de doenças da articulação. Dor no joelho é uma das queixas mais comuns nos consultórios de médicos ortopedistas, afetando desde atletas de alto rendimento até idosos e pessoas com rotinas sedentárias. Seja por conta da artrose, tendinites ou lesões por esforços repetitivos, a busca por alternativas naturais tem crescido exponencialmente. O uso de fitoterápicos para joelho surge como uma excelente opção terapêutica. Diferente dos anti-inflamatórios sintéticos, que podem causar efeitos colaterais gástricos e renais, as plantas medicinais oferecem uma alternativa mais equilibrada para o manejo da dor e da inflamação.

FITOTERÁPICOS PARA JOELHO

Fitoterápicos são medicamentos obtidos exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais. Diferente de um “chazinho” caseiro ou de uma planta in natura, o fitoterápico passa por um processo industrial ou farmacêutico para garantir que você esteja ingerindo a quantidade exata dos princípios ativos farmacêuticos. Não são apenas plantas secas, não é a mesma coisa que homeopatia e não podem conter substâncias sintéticas na fórmula. Medicamentos fitoterápicos só podem ser vendidos após aprovação da Anvisa e depois de terem comprovadas a sua eficácia e segurança. O fato de ser natural não significa que não tenha contraindicações. Os fitoterápicos podem ter efeitos colaterais ou interagir com outros remédios que você toma. A diferença entre um medicamento fitoterápico e um medicamento não fitoterápico é que o primeiro tem origem em algum vegetal natural e o segundo é sintético, fabricado em laboratório. Os fitoterápicos para joelho são indicados para diminuição da dor e da inflamação provocadas por diversas patologias que podem acometer o joelho.

FITOTERÁPICOS JOELHO

POR QUE USAR FITOTERÁPICOS?

Diferentemente dos medicamentos comuns, que muitas vezes apenas mascaram a dor, os fitoterápicos atuam de forma sistêmica e gradual. O uso de fitoterápicos é especialmente indicado para pacientes que sofrem de dores crônicas e não podem fazer uso contínuo de corticóides ou anti-inflamatórios não esteroides ( AINESs ), que podem prejudicar o estômago e os rins. Os fitoterápicos combatem a inflamação de forma mais equilibrada, reduzindo a inflamação e a dor ao mesmo tempo em que preserva o líquido sinovial e protege a cartilagem da degradação enzimática.

5 FITOTERÁPICOS MAIS USADOS PARA O JOELHO

Os 5 fitoterápicos mais usados e seguros para o tratamento via oral da dor e da inflamação do joelho são: garra do diabo, cúrcuma, Boswellia Serrata, gengibre e unha de gato.

GARRA DO DIABO

Garra do diabo ( Harpagophytum procumbens ) é uma planta amplamente prescrita na Europa para doenças reumáticas. Ela tem um bom efeito anti-inflamatório. É indicada para dores crônicas e artrose do joelho. Possui efeito poupador de analgésicos, permitindo reduzir a dose de remédios mais fortes.

CÚRCUMA

A raiz da cúrcuma ( Curcuma longa ) tem uma substância chamada curcumina, que é um anti-inflamatório. Pode ser usada para diminuir todos os processos inflamatórios das diversas doenças que acometem o joelho.

BOSWELLIA SERRATA

Originária da Índia, a resina desta árvore bloqueia enzimas inflamatórias que destroem os tecidos articulares. É indicada para reduzir a inflamação do joelho e preservação da cartilagem.

MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS PARA JOELHO

GENGIBRE

O gengibre ( Zingiber officinale ) contêm gingeróis e shogaóis, substâncias que possuem estrutura química e efeitos similares aos anti-inflamatórios inibidores da COX-2. É uma alternativa segura para aliviar e controlar a dor no joelho. Além de propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é também um gastroprotetor.

UNHA DE GATO

A unha de gato ( Uncaria tomentosa ) é utilizada há séculos na medicina amazônica. Trata-se de uma planta trepadeira que é um potente antioxidante articular. Ela ajuda a eliminar as substâncias oxidativas que aceleram o envelhecimento do joelho.

ESPECIALISTA

Embora sejam medicações naturais e seguras, a automedicação com fitoterápicos deve ser evitada. O paciente só deve tomar medicamentos fitoterápicos para o joelho que sejam prescritos por um médico ortopedista especialista em joelho. Os fitoterápicos não são indicados para todas as pessoas, possuem efeitos colaterais como qualquer medicamento e podem interagir com outros medicamentos. Além disso, alguns deles possuem efeito cumulativo e não podem ser tomados por muito tempo. Pacientes que sentem dor no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho.