SINOVIÓCITO DO TIPO B DO JOELHO

SINOVIÓCITO DO TIPO B DO JOELHO

Sinoviócito do tipo B do joelho é a célula especializada da membrana sinovial responsável pela produção de ácido hialurônico. Essas células são fundamentais para a saúde do joelho, uma das articulações mais utilizadas e sobrecarregadas do corpo humano. Entender a fisiologia dos sinoviócitos do tipo B é fundamental para compreender melhor as doenças articulares do joelho como artrose, artrite reumatóide, sinovite e outras condições inflamatórias que podem comprometer a articulação.

SINOVIÓCITO DO TIPO B DO JOELHO

A cápsula articular do joelho é revestida internamente por um tecido altamente especializado chamado de membrana sinovial. A membrana sinovial é responsável pela produção e absorção contínuas do líquido sinovial, que é o líquido responsável pela nutrição e lubrificação da cartilagem. A composição do líquido sinovial é muito semelhante à composição do plasma sanguíneo, exceto que o líquido sinovial não tem hemácias e contém uma substância chamada ácido hialurônico. O ácido hialurônico é responsável pela viscosidade do líquido sinovial. Ele é produzido na membrana sinovial por uma célula especializada chamada de sinoviócito do tipo B. Os sinoviócitos do tipo B são células essenciais para a saúde do joelho.

FUNÇÕES DOS SINOVIÓCITOS DO TIPO B

Os sinoviócitos do tipo B do joelho, também conhecidos como sinoviócitos fibroblastoides, são células especializadas da membrana sinovial responsáveis principalmente pela produção de um dos componentes mais importantes do líquido sinovial – o ácido hialurônico. O ácido hialurônico é responsável pela viscosidade do líquido sinovial. As superfícies da cartilagem dentro do joelho devem ser lubrificadas para que os movimentos entre os ossos ocorram sem atritos e sejam suaves. A lubrificação da cartilagem pelo líquido sinovial viscoso também ajuda na absorção de impactos. Além do ácido hialurônico, os sinoviócitos do tipo B do joelho produzem também a lubricina, uma glicoproteína crucial para redução do atrito e proteção da cartilagem. Lubrificar a cartilagem e ajudar na absorção de impactos são as duas funções mecânicas do líquido sinovial que só são possíveis graças à produção de ácido hialurônico e lubricina pelos sinoviócitos do tipo B da membrana sinovial do joelho.

SINOVIÓCITO TIPO B JOELHO

DOENÇAS DO JOELHO

No curso de doenças degenerativas ou inflamatórias do joelho, como a artrose e a artrite reumatóide, os sinoviócitos do tipo B produzem quantidades anormais de ácido hialurônico, citocinas inflamatórias e enzimas degradativas como as metaloproteases. Essas alterações fisiológicas dos sinoviócitos do tipo B contribuem para dor, rigidez, derrame articular e desgaste progressivo da cartilagem. O líquido sinovial é responsável pela nutrição dos condrócitos, que são as células da cartilagem hialina. Alterações bioquímicas do líquido sinovial fazem com que os condrócitos entrem em sofrimento e morram.

TRATAMENTOS

Estudar as funções dos sinoviócitos do tipo B é fundamental para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para as doenças do joelho como artrose, condromalácia, condropatias, sinovites e doenças inflamatórias. Terapias com ácido hialurônico ( viscossuplementação ), medicamentos moduladores da inflamação articular, terapias biológicas direcionadas e novas abordagens para a regeneração articular são áreas de estudos que se desenvolveram graças às pesquisas científicas sobre os sinoviócitos do tipo B do joelho.