
CONDROMETRIA DO JOELHO
Condrometria do joelho é um exame moderno e não invasivo utilizado para avaliar a espessura e a integridade da cartilagem. O objetivo da condrometria do joelho é avaliar quantitativamente o grau de desgaste ou perda da cartilagem. A condrometria pode ser feita através do exame de ressonância magnética do joelho ou através da artroscopia do joelho. A partir dos dados da condrometria feita pelo exame de ressonância magnética do joelho é possível fazer o cartigrama, que é um mapa visual colorido que mostra a distribuição e a espessura da cartilagem na articulação. O cartigrama é a representação gráfica da condrometria.
CONDROMETRIA DO JOELHO
Condrometria do joelho é um exame utilizado para avaliar a integridade da cartilagem da articulação. A palavra condrometria vem dos termos “chondro” ( cartilagem ) e “metria” ( medição ), ou seja, significa medição da cartilagem. O exame analisa a espessura, o volume e a qualidade articular patelofemoral, femorotibial e meniscal, identificando alterações antes que causem danos permanentes. A condrometria representa um avanço significativo na ortopedia e na medicina esportiva. Por meio da condrometria é possível identificar o desgaste da cartilagem do joelho nas suas fases iniciais, permitindo tratamentos menos invasivos, mais precoces e mais eficazes. A condrometria do joelho é um exame fundamental para prevenir a progressão da artrose e garantir a longevidade articular. Trata-se de uma nova ferramenta que já se tornou essencial para o diagnóstico precoce dos problemas da cartilagem do joelho.

CONDROMETRIA E CARTIGRAMA DO JOELHO
O método mais utilizado para se fazer a condrometria do joelho é através do exame de ressonância magnética. Essa técnica é também conhecida como ressonância condral. Sequências específicas do exame de ressonância magnética mapeiam a cartilagem do joelho e detectam alterações estruturais microscópicas antes mesmo de aparecerem nas sequências convencionais. A condrometria detecta alterações fisiológicas na cartilagem relacionadas à sua composição bioquímica. A partir dos dados da condrometria o computador monta o cartigrama, que é a representação gráfica colorida da cartilagem do joelho. No cartigrama a cartilagem é mapeada com diferentes cores que evidenciam mudanças sutis na ultraestrutura condral.
EXAME
A condrometria do joelho é realizada por meio de um equipamento de ressonância magnética de alta resolução. O paciente permanece deitado e o joelho é posicionado no aparelho de ressonância. Não há necessidade de contraste para se fazer a condrometria do joelho através da ressonância magnética. As imagens obtidas são processadas por softwares específicos que medem a espessura da cartilagem e geram o cartigrama, que é um mapa condral colorido mostrando as áreas de desgaste ou as alterações estruturais na cartilagem.

INDICAÇÕES
O exame de condrometria do joelho é indicado em casos de dor no joelho sem causa aparente em outros exames, suspeita de lesão condral ou lesão osteocondral, condromalácia patelar, artrose, avaliação antes e depois de tratamentos da cartilagem, pós-operatório de cirurgias da cartilagem e avaliação da cartilagem dos joelhos de atletas e esportistas que sofrem sobrecarga constante na articulação.
VANTAGENS DA CONDROMETRIA
São inúmeras as vantagens do exame de condrometria do joelho. As mais importantes são: diagnóstico precoce das lesões condrais, monitoramento preciso da evolução das lesões e doenças da cartilagem, planejamento de tratamentos e cirurgias envolvendo a cartilagem, o método é indolor e não invasivo e o resultado do exame é extremamente preciso nas informações sobre a estrutura e composição da cartilagem.