
DOR NO JOELHO E DOENÇA DE BEHÇET
Dor no joelho é um sintoma menos conhecido, mas bastante importante, da doença de Behçet, uma doença autoimune crônica e rara. A doença de Behçet é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias partes do corpo, incluindo as articulações. O joelho, por ser a maior articulação do corpo, é frequentemente afetado pela doença de Behçet quando ela se manifesta na sua forma articular. Reconhecer precocemente os sintomas da doença de Behçet é fundamental para evitar as importantes complicações que a doença pode causar, principalmente as relacionadas à visão, sistema nervoso, vasos sanguíneos e articulações, especialmente os joelhos.
DOR NO JOELHO E DOENÇA DE BEHÇET
A doença de Behçet é uma doença autoimune e inflamatória rara e de causa ainda desconhecida. Trata-se de uma vasculite, ou seja, uma inflamação que afeta todos os vasos sanguíneos do corpo. Os vasos sanguíneos mais comprometidos são aqueles de pequeno e médio calibre, podendo atingir praticamente qualquer parte do corpo. Os sintomas da doença de Behçet aparecem em surtos e as crises tendem a ser recorrentes, com períodos de melhora entre os episódios. A doença foi descrita pela primeira vez pelo médico turco Dr. Hulusi Behçet, em 1.937, e desde então passou a ser estudada principalmente pela sua complexidade e variedade de manifestações clínicas. A doença de Behçet é mais comumente diagnosticada em países do Oriente Médio e da Ásia, mas também pode ocorrer em outras regiões do mundo.
SINTOMAS
A doença de Behçet pode provocar muitos sintomas, que dependem dos órgãos ou regiões do corpo afetadas pela vasculite. Os principais sintomas da doença de Behçet são: úlceras orais e genitais recorrentes, inflamação ocular ( uveíte ), lesões de pele semelhantes à acne, artrite e dores articulares. Complicações neurológicas, vasculares e gastrointestinais são comuns nos casos mais graves da doença. Quando existe manifestação articular, o joelho é uma das articulações mais comumente afetadas pela doença de Behçet. A dor articular no joelho é frequente e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
DOR NO JOELHO CAUSADA PELA DOENÇA DE BEHÇET
A dor no joelho causada pela doença de Behçet está relacionada à inflamação articular provocada pela doença. Trata-se de uma artrite não erosiva, não deformante e não permanente que causa dor, inchaço, rigidez e limitação dos movimentos. Os sintomas dessa artrite são intermitentes, ou seja, aparecem e desaparecem de tempos em tempos. O paciente pode passar por períodos de alívio e depois experimentar uma nova crise de inflamação e dor.

SINAIS DE ALERTA
Pacientes que se queixam de dor no joelho devem ficar atentos às características da dor. É uma das perguntas que o médico especialista procurará saber. A forma como a dor no joelho se manifesta pode indicar que ela tenha origem numa doença autoimune como a doença de Behçet. No caso da doença de Behçet, a dor no joelho e os sintomas associados costumam ter as seguintes características: a dor no joelho é recorrente e sem causa traumática, o inchaço no joelho aparece e desaparece, há presença de úlceras bucais e gênitas frequentes, a visão costuma ficar turva e os olhos ficam vermelhos e aparecem lesões na pele que não cicatrizam facilmente.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da doença de Behçet é clínico. História clínica completa, exame físico, exame oftalmológico e exames complementares de imagem e laboratoriais ajudam no diagnóstico. Não existe um exame específico que confirme a doença de Behçet. Os exames acabam ajudando na exclusão de outras doenças com sintomas semelhantes e servem como critérios para o diagnóstico. No exame de sangue constata-se inflamação. No exame oftalmológico constata-se uveíte. No RX e na ressonância magnética do joelho constata-se a presença de inflamação articular. Existe um teste cutâneo chamado de teste de patergia, que sugere que o paciente possa ter a doença de Behçet, mas o teste não é patognomônico da doença. Ele é um dos critérios para o diagnóstico da doença. O teste avalia a resposta inflamatória exagerada da pele a uma pequena lesão, sendo considerado positivo quando ocorre a formação de um nódulo ou pústula na pele num local previamente puncionado.
TRATAMENTO
O tratamento da dor no joelho causada pela doença de Behçet depende da gravidade dos sintomas e da frequência dos surtos. Anti-inflamatórios não esteroidais, corticóides, imunossuproessores e tratamentos biológicos são os mais indicados. Fisioterapia é indicada para manter a mobilidade e a força do joelho. Pacientes com doença de Behçet precisam de acompanhamento médico constante. Embora a doença ainda não tenha cura conhecida, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente com o tratamento adequado. Identificar os gatilhos das crises, manter um estilo de vida saudável e seguir corretamente as orientações médicas são medidas essenciais para todo paciente com a doença de Behçet.