
TOALETE ARTICULAR DO JOELHO
Toalete articular do joelho é o procedimento cirúrgico ortopédico, feito por meio de artroscopia, para a lavagem ou limpeza da articulação. O procedimento é indicado para tratar diversas alterações intra-articulares do joelho que afetam a qualidade de vida dos pacientes e pode trazer grande alívio dos sintomas, além de permitir a retomada das atividades diárias com conforto e segurança.
TOALETE ARTICULAR DO JOELHO
Toalete articular do joelho é a limpeza cirúrgica da articulação. A toalete do joelho é comumente feita através de uma artroscopia. Artroscopia é uma técnica cirúrgica, minimamente invasiva, para abordagem da articulação através de mini-incisões. Através desses pequenos orifícios o médico especialista acessa o interior da articulação usando instrumentos artroscópicos e uma mini-câmera. Vários procedimentos cirúrgicos podem ser feitos através da artroscopia, inclusive a toalete do joelho. Durante a toalete cirúrgica do joelho o cirurgião pode remover mecanicamente detritos, corpos estranhos, fragmentos de cartilagem, fragmentos de meniscos, sinóvia inflamada ou qualquer outra estrutura que possa estar causando dor, bloqueio ou inflamação na articulação. A toalete do joelho serve para diminuir a dor, reduzir a inflamação e melhorar a mobilidade articular. Ela pode ser indicada tanto para o tratamento de condições agudas quanto em doenças crônicas.
INDICAÇÕES
Inúmeras condições ortopédicas do joelho podem ser tratadas com uma toalete cirúrgica da articulação, especialmente aquelas que não apresentam boa resposta ao tratamento conservador. As indicações mais comuns são: sinovite crônica, lesões condrais, corpos livres intra-articulares, artrose, derrames articulares recorrentes e dor articular sem causa aparente após investigação clínica e por exames de imagem. Nesses casos pode-se colher material para biópsia durante a toalete. A toalete do joelho costuma não ser indicada em casos de artrose avançada do joelho, quando o comprometimento degenerativo da cartilagem é extenso.

ARTROSCOPIA
A toalete cirúrgica do joelho costuma ser feita por artroscopia. O paciente é anestesiado. O cirurgião acessa o espaço articular do joelho com os instrumentos artroscópicos através de 2 mini-incisões não maiores do que 5 mm cada. Através desses pequenos orifícios é possível lavar exaustivamente a articulação com soro fisiológico, remover fragmentos soltos, raspar áreas lesionadas da cartilagem, regularizar os meniscos, ressecar a membrana sinovial inflamada e colher fragmentos de tecidos para biópsia. Uma toalete articular do joelho não dura mais do que 30 minutos. O paciente costuma receber alta do hospital no dia seguinte, após ficar internado por uma noite para manter repouso. A recuperação da toalete do joelho costuma ser rápida. Os pontos são retirados em uma semana e em poucos dias o paciente retorna às suas atividades diárias. Analgésicos e anti-inflamatórios são prescritos para serem tomados por alguns dias. Fisioterapia do joelho ajuda no processo de recuperação. Compressas de gelo e elevação da perna no pós-operatório imediato ajudam a reduzir o inchaço.
BENEFÍCIOS
Os principais benefícios da toalete cirúrgica do joelho são: procedimento rápido e minimamente invasivo, menor tempo de recuperação, alívio da dor, melhora da mobilidade, baixo risco de complicações e a possibilidade de adiar ou até evitar cirurgias maiores como a artroplastia. A toalete articular do joelho é uma opção eficaz para o tratamento de diversas afecções intra-articulares que afetam a qualidade de vida dos pacientes. Quando indicada corretamente, pode trazer excelente alívio dos sintomas e permitir a retomada das atividades diárias com conforto e segurança.