
MANIFESTAÇÕES DO HIV NO JOELHO
As manifestações do HIV no joelho são mais comuns do que se imagina, além das já conhecidas manifestações sistêmicas da doença. O HIV ( Vírus da Imunodeficiência Humana ) é conhecido por comprometer o sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a infecções e condições inflamatórias. Mas o vírus HIV costuma causar também manifestações musculoesqueléticas, incluindo alterações nas articulações do corpo. Os joelhos são particularmente suscetíveis às manifestações articulares do vírus HIV.
MANIFESTAÇÕES DO HIV NO JOELHO
O HIV, como é mais conhecido o Vírus da Imunodeficiência Humana, é um vírus que ataca o sistema imunológico, especialmente as células CD4, que são fundamentais para a defesa do organismo contra infecções. Com o passar do tempo, se a doença na for tratada, o sistema imunológico pode ficar bastante enfraquecido, deixando o corpo vulnerável a várias doenças graves, levando à condição conhecida como AIDS ( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ). HIV é o vírus e AIDS é a fase mais avançada da doença, quando o sistema imunológico está gravemente comprometido. O HIV é transmitido através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue contaminado ou da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação. Não existe ainda cura conhecida para o HIV, mas a doença pode ser controlada com medicamentos antirretrovirais. Com tratamento adequado o paciente pode ter vida longa e saudável. As manifestações sistêmicas mais comuns da infecção pelo HIV incluem perda de peso inexplicada, febre recorrente ou prolongada, linfadenopatia generalizada, candidíase oral ou esofágica, diarreia crônica, infecções respiratórias recorrentes, herpes zoster e lesões de pele e mucosas. Manifestações articulares do HIV são relativamente comuns e podem acontecer tanto nas fases iniciais quanto nas fases mais avançadas da infecção. A articulação do joelho é uma das mais afetadas pelo HIV. As manifestações mais comuns do HIV no joelho são: artrite, artrite reativa, artrite séptica, osteonecrose e dor causada pelos efeitos adversos dos medicamentos antirretrovirais.

ARTRITE
Artrite no joelho associada ao HIV é a inflamação da articulação que provoca dor de início súbito, inchaço, rigidez articular e dificuldade de movimentação. Embora não seja uma artrite deformante, a artrite causada pelo HIV pode comprometer bastante a qualidade de vida do paciente devido ao intenso processo inflamatório articular provocado pelo vírus.
ARTRITE REATIVA
Artrite reativa é a artrite que ocorre como uma resposta imunológica a infecções bacterianas, especialmente infecções do trato gastrointestinal e urogenital. Em pacientes com HIV essas infecções bacterianas gastrointestinais e urogenitais são relativamente comuns. Os principais sintomas da artrite reativa no joelho são: dor intensa, inchaço, calor local e vermelhidão. Mal-estar geral e febre baixa costumam estar presentes quando existe uma artrite reativa no joelho.
ARTRITE SÉPTICA
Artrite séptica é a infecção dos tecidos ou do líquido sinovial de uma articulação. O sistema imunológico comprometido dos pacientes com HIV deixa os joelhos mais propensos a infecções como a artrite séptica. A artrite séptica do joelho é uma emergência médica. A articulação pode ser destruída em pouco tempo se a infecção não for diagnosticada e tratada rapidamente. Dor intensa, inchaço, vermelhidão, calor local, febre alta e incapacidade de movimentar o joelho são os principais sintomas da artrite séptica do joelho.

OSTEONECROSE
A osteonecrose do joelho ocorre quando há interrupção do suprimento sanguíneo para os ossos do joelho, levando à morte do tecido ósseo. Pacientes com HIV estão em maior risco de desenvolver osteonecrose nos joelhos devido ao uso prolongado de corticóides e antirretrovirais, inflamação crônica e alterações metabólicas. Dor persistente no joelho, que piora com esforços, e diminuição da mobilidade articular são os sintomas mais comuns da osteonecrose no joelho.
EFEITOS ADVERSOS DOS ANTIRRETROVIRAIS
Os medicamentos antirretrovirais são essenciais para o controle do HIV. Esses medicamentos podem provocar efeitos colaterais musculoesqueléticos com impacto direto ou indireto nos joelhos. Artralgia, miopatia e osteonecrose são os efeitos adversos mais comuns dos antirretrovirais nos joelhos do paciente com HIV.
EVITAR COMPLICAÇÕES
O paciente com HIV que apresenta sintomas articulares nos joelhos deve ser avaliado pela equipe médica que o acompanha. As manifestações do HIV no joelho são diversas e podem comprometer seriamente a mobilidade e a qualidade de vida do paciente. Diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para evitar complicações nos joelhos do paciente com HIV.