TESTE DE MCMURRAY

TESTE DE MCMURRAY

Teste de McMurray é uma manobra semiológica ortopédica para testar a integridade dos meniscos do joelho. Durante o exame físico do joelho o médico examinador precisa testar a integridade dos meniscos da articulação. O teste de McMurray é um dos vários testes que o especialista faz para verificar a existência de uma lesão comprometendo os meniscos do joelho.

TESTE DE MCMURRAY

Teste de McMurray é a manobra semiológica mais comum usada pelos médicos ortopedistas para testar a integridade dos meniscos. O teste de McMurray consiste numa série de movimentos do joelho e da perna que o especialista faz para identificar um menisco rompido. O teste depende do correto posicionamento do joelho e da técnica adequada de execução dos movimentos para testar a integridade dos meniscos. O teste é de fácil execução e faz parte do exame físico do joelho que o médico especialista faz no consultório. O teste de McMurray positivo indica fortemente que existe uma lesão meniscal, porém o diagnóstico do rompimento do menisco só é confirmado com um exame de imagem. O melhor exame para se diagnosticar as lesões meniscais é a ressonância magnética. Nas imagens da ressonância magnética é possível identificar uma lesão no menisco e as suas características como morfologia, localização exata e extensão. A precisão no diagnóstico é fundamental para o correto tratamento. Alguns casos podem precisar de cirurgia.

MENISCO

O menisco é uma estrutura de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, que se interpõe entre o fêmur e a tíbia dentro da articulação do joelho. O joelho tem dois meniscos. Eles funcionam como amortecedores do joelho e fazem a adaptação anatômica entre as superfícies articulares do fêmur e da tíbia. Lesões meniscais são muito comuns. Elas costumam ser sintomáticas. Dor, inchaço, estalos e até o bloqueio articular do joelho são os sintomas mais comuns de uma lesão meniscal. Dependendo das características da lesão, o tratamento poderá ser cirúrgico. Atualmente as cirurgias de menisco são feitas através de artroscopia, uma técnica cirúrgica moderna e minimamente invasiva. O menisco lesionado pode ser reparado através de duas pequenas incisões não maiores do que 5 milímetros. Um cirurgião habilidoso faz o procedimento em alguns minutos.

TESTE MCMURRAY

HISTÓRIA

Em 1.928 o médico ortopedista inglês Dr. Thomas Porter McMurray começou a desenvolver uma manobra para verificar a presença de rupturas meniscais no joelho. No ano de 1.948 ele apresentou a sua manobra, que ficou conhecida como teste de McMurray, no Royal College of Surgeons of England. A premissa básica do teste de McMurray é que os meniscos são comprimidos com mais força durante certos movimentos do joelho. Lesões meniscais podem provocar dor, estalidos e bloqueio articular quando esses movimentos são feitos.

EXECUÇÃO DO TESTE

O paciente deve estar em decúbito dorsal. O joelho a ser examinado é passivamente fletido até 90 graus e deve estar bem relaxado. Com uma das mãos o examinador sustenta o joelho a ser examinado deixando o polegar e o indicador na interlinha articular e com a outra mão ele segura a perna do paciente pelo pé. A perna do paciente é então girada externa e internamente ao mesmo tempo em que o joelho é passivamente estendido. A manobra comprime os meniscos entre o fêmur e a tíbia. Os movimentos são feitos várias vezes para testar os dois meniscos. A rotação externa da perna testa o menisco medial. A rotação interna da perna testa o menisco lateral. O grau de flexão do joelho onde os sintomas são reproduzidos tem relação com a localização da lesão no menisco ( anterior, corpo ou posterior ). O teste de McMurray é positivo quando provoca dor na interlinha articular do menisco lesionado, estalidos na articulação e, eventualmente, um bloqueio articular.