PREVENÇÃO DA CONDROMALÁCIA PATELAR

PREVENÇÃO DA CONDROMALÁCIA PATELAR

A prevenção da condromalácia patelar é possível com a adoção de algumas medidas simples, mas quase sempre esquecidas pelas pessoas. A condromalácia patelar é a principal causa de dor na região anterior do joelho. A doença é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem que reveste a patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A condromalácia patelar é uma doença bastante comum e é uma das principais causas de consultas dos pacientes mais jovens aos médicos ortopedistas especialistas em joelho. Como é que se previne a condromalácia patelar?

CONDROMALÁCIA PATELAR

Condromalácia patelar é a doença do joelho caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das articulações sinoviais como o joelho. No joelho existe cartilagem revestindo os côndilos do fêmur, o platô tibial e a patela. A cartilagem normal apresenta uma consistência firme e elástica. Na presença de condromalácia patelar a cartilagem que reveste a patela, que é a cartilagem articular mais espessa do corpo, torna-se amolecida. A cartilagem amolecida fica predisposta a se degenerar se a condição não for diagnosticada e tratada precocemente. Fissuras, erosões e irregularidades na superfície da cartilagem pioram o quadro clínico que pode, com o passar do tempo, se transformar num quadro de artrose patelofemoral, podendo chegar ao ponto de exposição óssea da patela.

PREVENÇÃO CONDROMALÁCIA PATELAR

CAUSAS DA DOENÇA

A condromalácia patelar é uma doença multifatorial. Os principais fatores de risco para o aparecimento da doença são: desequilíbrios musculares, alinhamento incorreto da patela, excesso de atividades físicas, prática esportiva com técnica inadequada, uso de calçados inadequados, sobrepeso, obesidade e a prática de atividades de alto impacto ou que sobrecarregam o joelho.

SINTOMAS

Dor na região anterior do joelho é o principal sintoma da condromalácia patelar. Crepitação articular, estalos e inchaço são outros sintomas comuns da doença. No início da doença a dor da condromalácia aparece apenas durante e após atividades que forçam o joelho como subir e descer escadas, agachar, ajoelhar e sair da posição sentada para a posição de pé. Com o passar do tempo, se a doença não for diagnosticada e tratada, surgem os outros sintomas e a intensidade da dor aumenta. Pessoas fisicamente ativas, mulheres jovens e atletas são mais suscetíveis a desenvolver a doença.

PREVENÇÃO CONDROMALÁCIA

PREVENÇÃO DA CONDROMALÁCIA PATELAR

É possível prevenir a condromalácia patelar? Essa é uma das perguntas mais comuns dos pacientes que sofrem com a doença. Existem algumas dicas que são eficazes para a prevenção da doença. As principais dicas são: alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho, correção de desvios posturais, evitar impactos excessivos, usar sapatos adequados e controlar o peso corporal. Alongar e fortalecer os músculos do joelho, principalmente o quadríceps femoral e os isquiotibiais, mantém a patela alinhada, reduz a sobrecarga sobre a articulação patelofemoral e melhora a mobilidade e a estabilidade articular. Desequilíbrios posturais devem ser corrigidos para minimizar problemas que afetam a biomecânica do joelho como pés planos, rotação do quadril e desalinhamento da pelve. Atividades físicas frequentes de alto impacto devem ser evitadas e/ou equilibradas com atividades de baixo impacto. Usar tênis adequados para a prática esportiva e evitar sapatos de salto alto ajudam a proteger o joelho de impactos e desalinhamentos. Manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade reduz a pressão entre o fêmur e a tíbia e entre o fêmur e a patela, diminuindo o risco de desenvolvimento de condromalácia e lesões. A adoção desses cuidados simples pode prevenir a condromalácia patelar.

ESPECIALISTA

Pacientes com dor na região anterior do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa da dor.