OZEMPIC® E MOUNJARO® PARA ARTROSE DO JOELHO

OZEMPIC® E MOUNJARO® PARA ARTROSE DO JOELHO

Ozempic® e Mounjaro® são medicamentos que também podem ser usados no tratamento da artrose do joelho, com excelentes resultados clínicos. A artrose do joelho é uma das condições médicas mais incapacitantes da atualidade, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A doença é caracterizada pelo desgaste da cartilagem do joelho, tendo como consequências dor crônica, rigidez e diminuição da mobilidade articular. A chegada dos medicamentos Ozempic® ( semaglutida ) e Mounjaro® ( tirzepatida ) pode ajudar, segundo vários estudos, no tratamento da artrose do joelho. Originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes tipo 2 e obesidade, esses fármacos estão revelando efeitos surpreendentes para quem sofre com dores causadas pela artrose do joelho.

ARTROSE DO JOELHO

A artrose do joelho é uma doença ortopédica caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro da articulação. No joelho existe cartilagem cobrindo os côndilos femorais, o platô tibial e a patela. Dor, inchaço, rigidez articular, diminuição dos movimentos e deformidade são os sintomas da artrose do joelho, doença que pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, principalmente nos seus estágios mais avançados. Existem vários fatores predisponentes para o desenvolvimento da artrose do joelho. O fator número um é o excesso de peso corporal. Uma boa notícia é que a obesidade é um fator modificável, ou seja, é possível para o paciente reduzir e manter o seu peso corporal dentro da faixa de normalidade.

MOUNJARO® E OZEMPIC® ARTROSE JOELHO

OBESIDADE, SOBRECARGA ARTICULAR E INFLAMAÇÃO

O excesso de peso corporal resulta em um duplo dano à cartilagem do joelho. O primeiro dano é a sobrecarga mecânica e o segundo dano é inflamatório. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele suporta o peso do corpo em quase todas as atividades que fazemos no dia a dia. Por estar localizado no meio do membro inferior, o joelho funciona como uma alavanca. As forças nele aplicadas são multiplicadas pelo efeito de alavanca. O peso corporal é multiplicado no joelho, em média, de 5 a 7 vezes, dependendo da altura da pessoa. O ganho de peso corporal sobrecarrega muito o joelho, dando início à degeneração da cartilagem que não está preparada para suportar o peso excessivo. Além da sobrecarga mecânica, a obesidade também provoca danos à cartilagem pelo seu efeito inflamatório. O tecido adiposo em excesso no corpo produz proteínas inflamatórias que provocam inflamação em todo o corpo. Esse efeito é conhecido como síndrome metabólica. Locais já inflamados, como um joelho com artrose, têm o processo flogístico aumentado, piorando mais ainda a condição inflamatória e acelerando a degeneração da cartilagem. A artrose no joelho é aumentada, mecânica e bioquimicamente, em pessoas obesas.

OZEMPIC® E MOUNJARO®

Ozempic® e Mounjaro® são medicamentos que foram desenvolvidos para o tratamento do diabetes tipo 2 e obesidade. O Ozempic® foi aprovado pelo FDA e lançado nos Estados Unidos em 2.017 e o Mounjaro® em 2.022. Desde que foram lançados, milhares de pessoas começaram a se beneficiar com o novo tratamento. A redução do peso corporal acontece de forma relativamente rápida. Pacientes com artrose no joelho, que estavam usando esses medicamentos, notaram que a dor da artrose diminuía durante o tratamento. Os resultados são impressionantes. Ensaios clínicos começaram a ser feitos focando especificamente em pacientes com obesidade e artrose no joelho. Descobriu-se que o Ozempic® e o Mounjaro® podem ser grandes aliados também no tratamento da artrose em pacientes que estão com o peso corporal acima do ideal.

SEMAGLUTIDA

A semaglutida, cujo nome comercial mais conhecido é Ozempic®, é um medicamento que simula o hormônio GLP-1 no organismo. Sua função principal é sinalizar ao cérebro que o corpo já está satisfeito. Isso reduz drasticamente o apetite e a velocidade da digestão dos alimentos. No pâncreas, ele estimula a produção de insulina. Por isso é eficaz tanto no tratamento do diabetes tipo 2 como da obesidade. A perda de peso costuma ser significativa quando aliada a dieta e exercícios físicos.

TIRZEPATIDA

A tirzepatida, cujo nome comercial é Mounjaro®, é um medicamento mais moderno do que a semaglutida. Ela atua de forma dupla no organismo, imitando dois hormônios: GLP=1 e GIP. Essa ação combinada potencializa a queima de gordura e o controle da insulina. O principal benefício é a redução drástica do apetite e o aumento da saciedade. É indicada no tratamento do diabetes tipo 2 e para perda de peso severa. Os resultados clínicos da tirzepatida são superiores aos da semaglutida.

EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO

A ciência moderna descobriu que o tecido adiposo do nosso corpo funciona como um órgão endócrino que produz substâncias inflamatórias chamadas de citocinas. As citocinas atacam a cartilagem das articulações, promovendo a sua degeneração. Estudos mostraram que o Ozempic® e o Mounjaro® têm propriedades que ajudam a reduzir a inflamação sistêmica provocada pela obesidade. Essa diminuição da inflamação sistêmica é muito benéfica para quem tem artrose no joelho. Ozempic® e Mounjaro® não são medicamentos anti-inflamatórios, mas promovem a redução da inflamação ao reduzir o tecido adiposo do corpo.

OZEMPIC® E MOUNJARO® ARTROSE JOELHO

TRATAMENTO DA ARTROSE

Ozempic® e Mounjaro® não são medicamentos específicos para o tratamento da artrose do joelho. Eles podem ser usados no tratamento da artrose do joelho, juntamente com outros tratamentos, em casos específicos onde os pacientes estão com sobrepeso ou obesidade porque essa condição piora a artrose pelo aumento da sobrecarga articular e da inflamação no joelho. Um dos tratamentos com melhores resultados para a artrose do joelho é a viscossuplementação, que consiste na infiltração intra-articular de ácido hialurônico no joelho artrósico. Em pacientes com excesso de peso, a artrose do joelho pode ser tratada com viscossuplementação associada a medicamentos para redução do peso corporal como Ozempic® e Mounjaro®.

CUIDADO COM OS MÚSCULOS

Músculos fortes ajudam a proteger o joelho. Os músculos de um joelho com artrose precisam ser fortalecidos. O uso de medicamentos como o Ozempic® e o Mounjaro® exige acompanhamento médico. A perda de peso corporal rápida pode levar à perda de massa muscular, processo conhecido como sarcopenia. O enfraquecimento muscular é prejudicial ao joelho com artrose. Durante o tratamento com canetas emagrecedoras, os músculos do joelho devem ser preservados. Fortalecimento muscular, acompanhamento nutricional e supervisão médica durante o tratamento são essenciais para acompanhar os efeitos dos medicamentos, ajustar as doses e monitorar os efeitos colaterais.

ESPECIALISTA

Ozempic® e Mounjaro® são medicamentos que estão revolucionando também o tratamento da artrose do joelho. Ao tratar a causa base da artrose, que é o excesso de peso corporal e a inflamação, esses medicamentos oferecem uma nova esperança de qualidade de vida e longevidade articular. Ozempic® e Mounjaro® são os medicamentos mais conhecidos, mas os mesmos efeitos também podem ser obtidos com os outros medicamentos semelhantes como o Wegovy® e o Saxenda®. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado. O tratamento da artrose do joelho com esses novos medicamentos exige acompanhamento de um médico ortopedista e um médico endocrinologista.