O QUE FAZER QUANDO SE MACHUCA O JOELHO?

O QUE FAZER QUANDO SE MACHUCA O JOELHO?

Como médico ortopedista especialista em joelho eu atendo centenas de pacientes todos os meses e muitos deles me perguntam se a conduta adotada no momento em que machucaram o joelho foi correta. O que fazer na hora da lesão para ajudar e não piorar a situação? Fazer compressas quentes ou frias? Pode enfaixar? Pode tomar algum medicamento? Pode passar alguma pomada ou spray? Deve fazer massagem? O que fazer se houve um corte e o joelho está sangrando?

EXPERIÊNCIA NO FUTEBOL

Tive a experiência de ser médico dos três clubes de futebol profissional de Curitiba ( Coritiba Foot Ball Club, Clube Athletico Paranaense e Paraná Clube ). No atendimento de atletas profissionais lesionados usamos protocolos padronizados internacionalmente pelas sociedades de Medicina Esportiva. A mesma conduta pode ser adotada para qualquer pessoa. Eu vou ensinar a você os procedimentos corretos de primeiros socorros para o joelho a serem adotados ainda no local onde aconteceu o machucado. Em seguida você deverá consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para ser examinado e fazer alguns exames de imagem como RX e Ressonância Magnética.

PROTOCOLO PRICE

Em Medicina Esportiva usamos o protocolo PRICE no primeiro atendimento de um atleta lesionado. PRICE é o acrônimo, em inglês, das letras iniciais das seguintes palavras: PROTECTION ( proteção ), REST ( repouso ), ICE ( gelo ), COMPRESSION ( compressão ) e ELEVATION ( elevação ).

PROTOCOLO PRICE

PROTECTION

Proteger o joelho machucado para evitar novas lesões ou o agravamento da lesão. A proteção pode ser feita com talas de imobilização e/ou muletas para que não se coloque o peso do corpo sobre o joelho machucado. Uma proteção funcional, que pode ser um BRACE ou uma JOELHEIRA, pode ser usada, se necessário.

REST

Repouso. Deixe o joelho quieto. Nada de fazer massagens ou fazer movimentos bruscos para “colocar o joelho no lugar”. Isso pode agravar a lesão. O repouso também é importante para a cicatrização dos tecidos lesionados.

ICE

As compressas de gelo são muito importantes. Aliviam a dor e evitam que o joelho inche muito. Importante lembrar que as compressas de gelo devem ser usadas sempre e não, como se fazia antigamente, usar gelo nas primeiras 24 horas e depois compressas quentes. Use sempre gelo, mesmo vários dias depois da lesão. O gelo reduz as necessidades metabólicas dos tecidos lesionados ao provocar vasoconstrição, diminuindo as descargas dolorosas nos receptores nervosos e diminuindo também o espasmo muscular. As compressas de gelo sobre o joelho podem ser feitas por até 30 minutos a cada 2 horas.

COMPRESSION

A compressão do joelho ajuda a aliviar a dor e evita que ele inche muito. Pode ser feita com uma atadura ou, minha preferência, com a própria bolsa de gelo. Existem modelos com tiras de Velcro® que podem ser aplicadas ao redor da articulação. A compressão tem que ser suave, pois uma compressão muito forte pode impedir o retorno venoso adequado e piorar a situação.

ELEVATION

O joelho irá inchar menos se for colocado numa posição acima do nível do coração. Isso é feito com o paciente deitado e a colocação de almofadas ou travesseiros sob o joelho machucado. Essa elevação facilita o retorno venoso e a drenagem do fluido extravascular para fora do local da lesão.

FERIMENTO NO JOELHO

FERIMENTOS

No caso de ferimentos com sangramento, lave o machucado com água corrente e cubra a ferida com um pano limpo. Depois procure um serviço médico para o tratamento adequado, com sutura e/ou curativo. Não demore muito para procurar ajuda médica.

A maioria das lesões do joelho são machucados simples, como contusões ou entorses de pequena intensidade, que costumam melhorar em alguns dias. Mas eu sugiro que você consulte sempre um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para ser examinado e descartar lesões mais graves, envolvendo ligamentos, meniscos e/ou a cartilagem. Só tome medicamentos se o seu médico receitar. Não tome medicamentos por conta própria.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento