HIPERMOBILIDADE DO JOELHO

Hipermobilidade do joelho é uma condição médica caracterizada pela flexibilidade aumentada e incomum da articulação do joelho. Trata-se de uma condição médica que faz parte da síndrome da hipermobilidade articular. Nessa síndrome o joelho e outras articulações do corpo possuem amplitude de movimentos aumentada, mas sem a presença de doenças concomitantes. Pessoas com hipermobilidade do joelho têm maior flexibilidade do joelho do que as outras pessoas e conseguem se curvar em posições impossíveis para pessoas com padrão de mobilidade normal. Essas pessoas sentem que têm os joelhos soltos.

HIPERMOBILIDADE DO JOELHO

A hipermobilidade do joelho faz parte da síndrome da hipermobilidade articular, uma condição médica ortopédica que tende a ocorrer em determinadas famílias e, portanto, tem um componente genético. A condição é mais comum em pessoas jovens do sexo feminino. Cerca de 10% a 20% das crianças e adolescentes têm a síndrome da hipermobilidade articular. A prevalência da hipermobilidade articular varia muito entre diferentes populações. Dançarinos e artistas circenses são os grupos que mais comumente atendem os critérios de hipermobilidade articular. A síndrome da hipermobilidade articular também pode ser uma manifestação clínica de doenças do tecido conjuntivo como a síndrome de Ehlers-Danlos, a síndrome de Marfan, a síndrome de Stickler, a síndrome de Down e a osteogênese imperfeita.

JOELHO SOLTO

A expressão “joelho solto” é usada para se referir ao joelho de pessoas que têm hipermobilidade do joelho. O paciente com joelho solto pode dobrar, estender e rotacionar o joelho em posições que outras pessoas não conseguem. Pacientes com joelho solto também têm facilidade para luxar a patela.

HIPERMOBILIDADE JOELHO

Pessoas com hipermobilidade do joelho possuem alguns sintomas comuns: pele fina e elástica, dor no joelho, distensões musculares frequentes, entorses articulares frequentes, problemas de equilíbrio, problemas de coordenação motora e frequentes luxações da patela.

CAUSAS

O colágeno é o principal componente dos tendões, ligamentos e cápsulas articulares que são os elementos responsáveis pela estabilidade das articulações. Algumas pessoas têm alterações genéticas que deixam as fibras de colágeno mais flexíveis e mais fáceis de esticar. Essas pessoas têm as articulações hipermóveis.

PROBLEMAS NO JOELHO

Pacientes com joelhos hipermóveis podem desenvolver diversos problemas articulares. Dor no joelho, condromalácia, artrose, lesões meniscais, lesões ligamentares e outras lesões articulares são frequentes em quem tem hipermobilidade do joelho. Atletas com joelhos hipermóveis demoram mais para se recuperar das lesões esportivas do joelho. O risco de rotura do ligamento cruzado anterior e de luxação da patela é maior de acontecer num joelho hipermóvel.

Não existe um tratamento específico para a hipermobilidade do joelho. Pacientes que apresentam a condição devem ser orientados para que evitem determinadas atividades físicas que podem machucar os joelhos. Atividades de baixo impacto, como natação, hidroginástica e ciclismo, são excelentes opções para pacientes com joelhos hipermóveis. Os pacientes devem ser desencorajados de luxar a patela, hiperflexionar ou hiperestender o joelho para evitar lesões irreversíveis na articulação. Fisioterapia, fortalecimento muscular e compressas quentes ajudam a diminuir a dor no joelho hipermóvel. Alguns casos podem precisar de cirurgia de prótese de joelho ou cirurgia de artrodese do joelho para estabilizar a articulação.