ARTRODESE DO JOELHO

ARTRODESE DO JOELHO

A cirurgia de artrodese do joelho é a cirurgia para fundir a articulação. O joelho artrodesado ficará duro, sem movimentos, porém estável e sem dor. Obter um joelho estável e indolor são os principais objetivos da cirurgia de artrodese. A fusão do joelho é um recurso de salvação para uma articulação gravemente doente ou danificada, que não pode mais ser reconstruída ou substituída. O número de cirurgias de artrodese do joelho está diminuindo em todo o mundo devido ao sucesso crescente da cirurgia de artroplastia ( prótese de joelho ).

PACIENTE

A seleção do paciente é muito importante para a artrodese do joelho. O paciente deve ser orientado com expectativas realistas quanto ao resultado da cirurgia. A cirurgia pode eliminar a dor e tem a vantagem de não precisar de cirurgias adicionais ou uma extensa reabilitação pós-operatória. O paciente deve estar consciente que o joelho perderá os movimentos e que a cirurgia é irreversível. Na maioria das vezes não há escolha, principalmente nos casos de resgate, onde a outra opção seria a amputação do membro inferior.

INDICAÇÕES

A indicação mais comum para a artrodese do joelho é a falha na cirurgia de artroplastia. Outras indicações incluem infecção crônica, anquilose dolorosa após infecção ou trauma, artrose pós-traumática e artropatia neuropática ( joelho torna-se não-funcional pela perda do mecanismo extensor devido a doença neurológica ).

CONTRA-INDICAÇÕES

Infecção ativa, artrodese bilateral de joelho, amputação do membro contralateral, artrodese do quadril ipsilateral, artrose avançada do quadril e/ou tornozelo ipsilateral são as principais contra-indicações para a cirurgia de artrodese do joelho.

POSIÇÃO IDEAL PARA ARTRODESE

Na cirurgia de artrodese o joelho idealmente deve ficar um pouco fletido e o membro inferior deve ser um pouco encurtado para facilitar o autocuidado e manter uma boa distância do solo durante a caminhada. Estudos concluíram que a posição ideal para a artrodese do joelho deve fixar a articulação com 7 graus de valgismo, 10 graus de rotação externa e 15 graus de flexão.

TÉCNICAS DE ARTRODESE

Existem vários procedimentos cirúrgicos para artrodesar o joelho. Eles envolvem fixação externa, fixação interna com placas e parafusos ou hastes intramedulares. A cartilagem articular deve ser removida e os ossos expostos devem ser unidos numa posição imóvel e com alguma compressão. Enxerto ósseo é usado para facilitar a fusão óssea.

COMPLICAÇÕES

A cirurgia de artrodese do joelho pode também ter complicações. As principais são: não-união, infecção, lombalgia e o agravamento da artrose do quadril ipsilateral e do joelho contralateral.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento