FRATURA SUBCONDRAL DO JOELHO

Fratura subcondral do joelho é um tipo de fratura de estresse do osso subcondral que provoca dor nos joelhos de pacientes idosos. Essa fratura é também conhecida como fratura por insuficiência. A fratura subcondral do joelho, se não diagnosticada e tratada corretamente, evolui para osteonecrose e colapso osteocondral. No passado, quando ainda não havia o exame de ressonância magnética, a fratura subcondral era diagnosticada como osteonecrose espontânea do joelho.

FRATURA SUBCONDRAL DO JOELHO

Fratura subcondral do joelho é um tipo de fratura de estresse do osso subcondral caracterizada por microfraturas relacionadas ao estresse fisiológico repetitivo da articulação. Esse tipo de fratura é uma das causas mais comuns de dor no joelho em pessoas de meia-idade e idoss. Os pacientes com fratura subcondral se queixam de dor aguda no joelho, de aparecimento súbito, sem relação com traumatismos. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para evitar o colapso osteocondral. A fratura subcondral do joelho é mais comum em mulheres acima de 50 anos de idade. Acredita-se que a diminuição mineral óssea após a menopausa possa contribuir para o aparecimento desse tipo de lesão. O côndilo femoral medial é a região mais acometida pela fratura por insuficiência do osso subcondral. Na maioria dos casos a lesão é unilateral. Esse tipo de lesão, nas suas fases iniciais, não é diagnosticado em radiografias. A detecção precoce da fratura subcondral do joelho é possível somente com o exame de ressonância magnética, que é o melhor exame para se detectar as anomalias osteocondrais do joelho. Por esse motivo o exame de ressonância magnética deve sempre ser solicitado para pacientes com mais de 50 anos de idade que apresentam dor súbita no joelho.

FRATURA SUBCONDRAL JOELHO

O paciente com fratura subcondral do joelho relata sentir dor de início súbito na articulação sem histórico de trauma. A dor piora quando o paciente sustenta o peso do corpo no joelho dolorido ou tenta fazer exercícios. A mobilidade articular diminui por causa da dor. O paciente apresenta claudicação ao andar. Em muitos pacientes a dor persiste mesmo no repouso, inclusive à noite. O joelho costuma inchar e a sensibilidade ao toque fica aumentada no lado do joelho comprometido pela lesão. O joelho pode ficar quente devido à presença de intenso processo inflamatório.

O diagnóstico da fratura por insuficiência do osso subcondral do joelho é feita pelo exame físico do joelho e por exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para o diagnóstico das fraturas subcondrais do joelho. A cintilografia óssea também pode detectar esse tipo de lesão. Esse tipo de lesão não é visível nas radiografias nas fases iniciais da lesão.

O tratamento inicial da fratura subcondral do joelho é sempre conservador. A primeira medida é retirar a carga do joelho lesionado. Medicamentos anti-inflamatórios e bifosfonatos podem ser administrados no início do tratamento. Com a retirada da carga do joelho a dor desaparece dentro de alguns dias. A retirada da carga é feita com o auxílio de muletas axilares e cadeira de rodas. A lesão tende a cicatrizar num período que varia de 30 até 90 dias, dependendo do tamanho da lesão diagnosticada inicialmente. O tratamento cirúrgico fica reservado para os casos onde o tratamento conservador falha. A primeira opção é a subcondroplastia. Casos avançados podem precisar de artroplastia.