FATORES DE RISCO PARA TER PROBLEMAS NO JOELHO

Vários fatores podem aumentar o risco de se ter problemas nos joelhos. Esses fatores devem ser conhecidos e, na medida do possível, evitados para que não haja comprometimento articular que possa resultar em grandes limitações e até incapacidade.

EXCESSO DE PESO

Estar acima do peso ou ser obeso aumenta o estresse sobre todas as estruturas anatômicas que formam o joelho. A articulação do joelho, biomecanicamente falando, é o centro de uma alavanca que multiplica a força nela aplicada, no caso o peso corporal. Caminhar, subir e descer escadas, agachar, ajoelhar e saltar são atividades que, por si só, já sobrecarregam os joelhos. Quando o peso corporal está acima do ideal, a sobrecarga é aumentada muitas vezes, predispondo todas as estruturas articulares à lesões e degeneração. A artrose no joelho é um exemplo desse processo.

DEBILIDADE MUSCULAR

A falta de força e/ou de flexibilidade muscular pode aumentar significativamente o risco de lesões na articulação do joelho. Músculos fortes ajudam a estabilizar e proteger o joelho. Uma boa flexibilidade articular permite que o joelho trabalhe em toda a sua amplitude de movimentos, facilitando a nutrição da cartilagem pelo líquido sinovial.

ESPORTES

Determinados esportes colocam mais pressão nos joelhos do que outros. Futebol, basquetebol e voleibol, no nosso meio, são os esportes que mais lesionam os joelhos.

PROFISSÕES

Existem determinadas profissões que sobrecarregam muito os joelhos, porque exigem que a pessoa trabalhe agachada, ajoelhada, usando muito escadas ou ficando tempo demais em pé. Trabalhadores da construção civil, agricultores, mecânicos, instaladores de pisos e carpetes, por exemplo, acabam forçando demais os joelhos no seu dia a dia.

LESÕES ANTERIORES

Já ter tido uma lesão anterior no joelho aumenta o risco de ter novas lesões. Quem já machucou o ligamento cruzado anterior poderá, mais facilmente, machucar os meniscos. Quem já teve luxação da patela poderá, mais facilmente, desenvolver artrose femoropatelar.

Uma forma inteligente de manter os joelhos saudáveis é manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade, fazer exercícios de alongamento e fortalecimento muscular dos membros inferiores, evitar esportes de alto impacto, evitar atividades profissionais que exijam muito dos joelhos e, se já tiver tido uma lesão anterior, tomar mais cuidado para evitar novas lesões.