DRENO PARA CIRURGIA DE JOELHO

DRENO PARA CIRURGIA DE JOELHO

Dreno para cirurgia de joelho é um dispositivo para retirada do excesso de líquidos que podem se acumular na articulação recém-operada. O dispositivo consiste num tubo fino e com perfurações, colocado no interior da incisão cirúrgica, que é acoplado a um frasco sanfonado que cria vácuo, formando um circuito fechado que drena os fluidos do local operado por sucção suave e contínua. O uso de dreno nas cirurgias de joelho é muito importante. Seu uso dependerá do tipo de procedimento cirúrgico. Não são todas as cirurgias de joelho que precisam de dreno.

DRENO PARA CIRURGIA DE JOELHO

Dreno para cirurgia de joelho é usado nas primeiras horas após o procedimento cirúrgico para que não haja acúmulo de líquidos na articulação. O acúmulo de líquidos no local da cirurgia pode retardar a cicatrização e facilitar o desenvolvimento de infecção. O paciente normalmente recebe alta do hospital e vai para casa com o dreno, que será retirado no seu primeiro retorno com o médico cirurgião. O dreno para cirurgia de joelho mais usado é o dreno de sucção sanfonado. Ele é formado por um cateter com várias perfurações e marcações radiopacas numa das suas extremidades e uma agulha na outra extremidade. A agulha serve para colocação do cateter no local desejado e perfuração da pele. Uma vez posicionado no local desejado o cirurgião descarta a agulha e liga o cateter ao um reservatório de plástico sanfonado para coleta dos líquidos. O local de entrada do dreno no joelho e os pontos cirúrgicos são protegidos com curativos e enfaixamento. O reservatório sanfonado do dreno cria vácuo no seu interior quando comprimido e pode coletar até 500 ml de líquido.

DRENO JOELHO

CUIDADOS GERAIS COM O DRENO

O joelho pode ser movimentado com o dreno. O dreno deve sempre ficar livre. O ideal é que o reservatório sanfonado fique suspenso e nunca no chão. Para que ele funcione corretamente o cateter não pode ser dobrado e o reservatório sanfonado deverá sempre estar fazendo vácuo. Se o reservatório sanfonado ficar cheio até a metade, basta esvaziá-lo e depois comprimi-lo novamente para criar vácuo. Nunca lave o interior do reservatório do dreno depois de esvaziá-lo. Não comprima o dreno dormindo sobre ele. Cuidado durante o banho para não retirar o dreno do joelho inadvertidamente nem molhar o curativo e o enfaixamento. O curativo e o enfaixamento não devem ser retirados do joelho operado, exceto se o seu médico o orientar de maneira diferente. Nesse caso siga todas as instruções do seu médico para a troca correta do curativo e do enfaixamento. Bolsas de gelo podem ser aplicadas no joelho com dreno. Nesse caso proteja o enfaixamento com um plástico para que a atadura não fique molhada. O dreno deverá ser retirado antes do tempo se ele entupir e não for possível desentupi-lo. Um dreno entupido favorece o desenvolvimento de infecção. Se acontecer de o dreno sair sozinho do joelho, cubra o orifício de saída do dreno na pele com um curativo e avise o seu médico do ocorrido.

QUANTO TEMPO SE FICA COM O DRENO?

O tempo que se fica com o dreno de aspiração no joelho após uma cirurgia varia, em média, de 24 a 72 horas. Em alguns casos pode ser necessário que o dreno fique por mais alguns dias se ainda houver drenagem de líquidos do joelho operado. É possível retirar o dreno quando a drenagem diária for inferior a 50 ml. Normalmente o dreno é retirado no primeiro retorno do paciente para reavaliação médica após a cirurgia.

DRENO CIRURGIA JOELHO

COMO ESVAZIAR O DRENO

O dreno de sucção deve ser esvaziado sempre que estiver cheio pela metade. Lavar as mãos antes de manipular o dreno. Abrir a tampa do reservatório sanfonado e esvaziá-lo virando-o para baixo. Depois de esvaziado o vácuo deve ser refeito apertando-se o reservatório sanfonado e fechando em seguida a sua tampa.

DRENO DEIXA CICATRIZ?

A agulha do dreno que perfura a pele durante a colocação do cateter no local da cirurgia de joelho deixará uma pequena cicatriz que tende a desaparecer com o passar do tempo. A perfuração da agulha tem alguns milímetros de diâmetro. O diâmetro da agulha varia de 3 mm a 5 mm. A cicatriz do dreno ficará quase sempre imperceptível após alguns meses da cirurgia no joelho.

TIRAR O DRENO DÓI?

Tirar o dreno do joelho dói? Essa é uma pergunta frequente dos pacientes com dreno no joelho recém-operado. Pode ficar tranquilo. A retirada do dreno e a retirada dos pontos da cirurgia são procedimentos praticamente indolores. O dreno e os pontos podem ser retirados no próprio consultório do médico e não precisa de anestesia. O médico ou uma enfermeira da equipe do médico podem retirar o dreno do joelho do paciente. Um novo curativo é colocado no local.