
DOR NO JOELHO NO CINEMA
Dor no joelho no cinema é um tipo específico de dor que acomete o joelho em situações onde o paciente fica muito tempo sentado. Isso acontece em cinemas, teatros, circos ou outros tipos de situações onde o joelho fica fletido por várias horas na mesma posição. A dor no joelho pode surgir durante o tempo em que se está sentado ou depois de ter estado por muito tempo sentado. Uma ocasião bastante comum onde essa situação de dor no joelho acontece é quando o paciente assiste a um filme numa sala de cinema. Daí surgiu a expressão “dor no joelho no cinema”.
DOR NO JOELHO NO CINEMA
Dor no joelho no cinema é uma queixa que frequentemente os pacientes relatam no consultório de médicos ortopedistas especialistas em joelho. Esse tipo de dor é mais comum do que se imagina. Muitos espectadores saem das salas de exibições de cinemas ou teatros com desconforto, dor e/ou rigidez nos joelhos após terem ficado por um longo período de tempo sentados, especialmente em sessões de cinema de filmes mais extensos. Esse tipo de quadro clínico pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum e recorrente em quem já possui histórico de problemas articulares nos joelhos, fica sentado com má postura e/ou fica sentado sem movimentar os joelhos de tempos em tempos.
CAUSA DA DOR NO JOELHO NO CINEMA
A principal causa da dor no joelho no cinema está relacionada à imobilidade prolongada da articulação. As cadeiras de cinema costumam ser confortáveis para se sentar por curtos períodos de tempo, mas não são adequadas para quem precisa ficar sentado nelas por longos períodos. Ficar sentado com os joelhos fletidos por mais de uma hora provoca alguns efeitos na articulação: compromete a nutrição da cartilagem que é totalmente dependente de movimentos, reduz a circulação de sangue e deixa tensos os ligamentos, músculos e tendões. Outros fatores, como a altura da poltrona em relação ao comprimento dos membros inferiores do espectador, podem contribuir significativamente para o incômodo no e ao redor do joelho.

QUEM TEM MAIOR RISCO?
A dor no joelho no cinema é mais comum de se manifestar em pacientes que têm condromalácia patelar, artrose patelofemoral, artrose, tendinite, artrite ou histórico de lesões ou cirurgias anteriores nos joelhos. Atletas, idosos e pessoas com peso corporal acima do normal também têm maior risco de desenvolver ou agravar problemas nos joelhos ao permanecerem sentados por longos períodos de tempo.
COMO EVITAR?
Existem alguns cuidados que podem amenizar a dor no joelho no cinema. Os mais importantes são: escolher um assento adequado para sentar, movimentar periodicamente as pernas, usar um apoio para repousar os pés para manter os joelhos numa posição mais natural, manter a postura correta e fazer alguns exercícios de alongamento do joelho antes e depois da sessão de cinema. Em relação à postura correta, é importante não sentar sobre uma das pernas, não sentar com as pernas cruzadas nem sentar na poltrona de maneira torta.
PRECISO CONSULTAR UM MÉDICO?
Se a dor no joelho no cinema for frequente, intensa ou acompanhada de inchaço, crepitações e/ou limitação dos movimentos, o paciente deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da causa da dor podem evitar problemas mais sérios no futuro. Pacientes com problemas na cartilagem do joelho deve fazer acompanhamento frequente com o médico especialista. A dor no joelho que se manifesta durante o longo período de tempo em que se fica sentado num cinema pode ser um incômodo passageiro, mas também pode ser um sinal de alerta para a presença de problemas articulares mais sérios.