
DOR NO JOELHO E TROMBOCITOPENIA
Dor no joelho e trombocitopenia, que é a baixa contagem de plaquetas no sangue, é uma combinação que deve ser avaliada profundamente. Dor no joelho é uma queixa relativamente comum que pode afetar pessoas de todas as idades e ter diversas causas. Lesões, inflamações, desgaste da articulação e doenças autoimunes são algumas das causas de dor no joelho. Existe uma ligação entre dor no joelho e a trombocitopenia que é desconhecida pela maioria dos médicos especialistas em joelho e que pode estar relacionada a doenças graves.
DOR NO JOELHO E TROMBOCITOPENIA
Trombocitopenia é uma condição clínica caracterizada pelo número reduzido de plaquetas no sangue. As plaquetas são células responsáveis pela coagulação do sangue e seu número reduzido pode causar sangramentos espontâneos, hematomas, equimoses e dificuldade de cicatrização. Muitas doenças cursam com trombocitopenia. As causas mais comuns da diminuição de plaquetas no sangue são: doenças autoimunes, infecções virais, efeitos colaterais de medicamentos e distúrbios hematológicos. Dor no joelho acompanhada por inchaço inexplicável, hematomas ao redor da articulação e sangramentos fáceis podem estar associados à trombocitopenia. Embora a trombocitopenia não provoque dor no joelho, ela pode estar ligada a certas condições clínicas que podem se manifestar com dor no joelho.

DOENÇAS AUTOIMUNES
Doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico e a artrite reumatóide, podem cursar tanto com dor no joelho como com trombocitopenia. A inflamação sistêmica provocada pelas doenças autoimunes pode, também, destruir as plaquetas no sangue.
INFECÇÕES VIRAIS
Várias doenças virais, como dengue, zika e mononucleose, podem causar dor no joelho de origem viral e redução na contagem de plaquetas do sangue. Em surtos de dengue, por exemplo, a trombocitopenia é acompanhada de dores intensas nas articulações, principalmente nos joelhos. Essas crises são chamadas de “febre quebra-ossos”.
EFEITOS COLATERAIS DE MEDICAMENTOS
Certos medicamentos prescritos para o tratamento de inflamações e dores articulares, como anti-inflamatórios e imunossupressores, podem afetar a medula óssea e causar, como efeito adverso, a trombocitopenia. Diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, indometacina, metotrexato, azatioprina, ciclofosfamida, micofenolato mofetil e ciclosporina são exemplos de fármacos que podem provocar trombocitopenia.

DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS
Alguns tipos de cânceres hematológicos, como a leucemia, podem causar dor óssea e/ou articular, além de afetar a produção sanguínea das plaquetas.
ESPECIALISTA
Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que houver a combinação de dor no joelho, inchaço, hematomas ao redor da articulação, sangramentos espontâneos inexplicáveis e outros sintomas sistêmicos como febre, fadiga intensa e perda de peso. O médico especialista deverá solicitar exames de imagem do joelho, como a ressonância magnética, e exames de sangue como hemograma completo, testes de coagulação e sorologias para identificar a doença base que está provocando trombocitopenia e dor no joelho. A combinação de dor no joelho e trombocitopenia pode indicar uma condição de saúde mais séria que precisa de avaliação médica especializada.