DOR NO JOELHO E FADIGA

DOR NO JOELHO E FADIGA

Dor no joelho e fadiga, quando se manifestam ao mesmo tempo, pode indicar um problema de saúde que merece maior atenção. Dor no joelho é um sintoma relativamente comum que pode acometer pessoas de todas as idades e ter várias causas possíveis. Fadiga também é um sintoma relativamente comum e que pode ter diversas origens. Mas a combinação desses dois sintomas, dor no joelho e fadiga, quando persistentes, podem estar associados a algumas condições médicas particulares.

DOR NO JOELHO E FADIGA

Sentir dor no joelho e fadiga ao mesmo tempo pode parecer algo comum após um dia de atividades intensas. Mas quando a manifestação da combinação desses dois sintomas se torna frequente ou persistente, pode indicar uma doença que precisa de atenção médica especializada. Dor no joelho é um sintoma comum que pode ser causado por diversos fatores, desde lesões de estruturas intra-articulares até condições mais complexas como doenças degenerativas, doenças autoimunes e problemas metabólicos. A dor no joelho acompanhada de intensa fadiga física e/ou mental costuma sinalizar algo além de um simples esforço físico. A fadiga é definida na medicina como a sensação subjetiva de cansaço extremo, exaustão física e/ou mental, que não é proporcional às atividades realizadas e que não melhora significativamente com o repouso. A fadiga persiste mesmo após a pessoa descansar ou dormir. A fadiga pode estar associada a diversas condições médicas, emocionais ou fisiológicas, e interfere nas atividades diárias porque reduz a capacidade funcional da pessoa. As 6 causas mais comuns de dor no joelho e fadiga são: artrose do joelho, artrite reumatóide, síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, excesso de peso corporal e sedentarismo.

FADIGA E DOR NO JOELHO

ARTROSE DO JOELHO

A artrose é a doença que mais acomete o joelho. A doença é caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro da articulação. A artrose é uma doença mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. A doença pode se manifestar com dor no joelho, devido à inflamação crônica, e fadiga, devido ao esforço constante para compensar o desconforto e a dor que a doença provoca ao fazer qualquer atividade física.

ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite reumatóide é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação crônica da membrana sinovial. A doença provoca a proliferação anormal do tecido sinovial, que é chamada de pannus. Esse tecido anormal e inflamado cronicamente destrói a cartilagem e as outras estruturas articulares do joelho com o passar do tempo. Dor e inchaço no joelho são os sintomas articulares mais comuns, que costumam estar associados a um quadro de fadiga intensa causada pela inflamação sistêmica e pelo desgaste físico e emocional da doença.

SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA

A síndrome da fadiga crônica é caracterizada pela queixa de cansaço extremo e duradouro, que não melhora com o repouso. Essa síndrome costuma estar associada com dores musculares generalizadas, especialmente nos joelhos e nas pernas. A síndrome da fadiga crônica afeta mais as mulheres e pode impactar bastante as atividades rotineiras e a disposição para fazer as coisas.

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma condição médica crônica que provoca fadiga constante e dores musculares generalizadas em todo o corpo, particularmente em determinados pontos, conhecidos como pontos-gatilho, que são mais sensíveis. Embora a fibromialgia não seja uma doença articular, os joelhos de pacientes com fibromialgia costumam ser afetados por dores irradiadas, rigidez matinal e sensação de cansaço muscular. A região do joelho é um dos pontos-gatilho da doença.

DOR NO JOELHO E CANSAÇO

EXCESSO DE PESO CORPORAL

O excesso de peso corporal sobrecarrega a articulação do joelho e pode provocar dor, lesões e desgaste. A obesidade é o fator de risco número um para o desenvolvimento da artrose do joelho. O excesso de peso corporal é multiplicado no joelho pelo efeito biomecânico de alavanca da articulação. Pessoas com sobrepeso ou obesas naturalmente sentem mais fadiga.

SEDENTARISMO

Sedentarismo é a ausência ou insuficiência de atividades físicas regulares. Ficar longos períodos sem se movimentar causa uma série de impactos negativos no corpo e os joelhos costumam ser bastante afetados pelo sedentarismo. O sedentarismo leva à fraqueza muscular, piora a circulação sanguínea e aumenta a sensação de fadiga. Pessoas sedentárias costumam se queixar de dor no joelho e fadiga.

ESPECIALISTA

Pacientes com dor no joelho e fadiga devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho quando perceber que a dor no joelho for persistente, que a fadiga não passa com o repouso e que a qualidade de vida está sendo afetada pelo impacto dos sintomas nas atividades do dia a dia. A combinação de dor no joelho e fadiga não deve ser negligenciada, especialmente se os sintomas forem recorrentes.