
DOR MIOFASCIAL NO JOELHO
Dor miofascial no joelho é uma causa comum de dor que pode ser confundida com outras patologias que acometem a articulação. A dor miofascial é um tipo de dor causada por pequenas áreas de tensão ou contratura muscular que são conhecidas como pontos gatilho. Os pontos gatilho formam nódulos musculares que podem provocar dor local ou dor irradiada. A dor miofascial no joelho pode ser confundida com outros problemas médicos como artrose, condromalácia, artrite e tendinites.
DOR MIOFASCIAL NO JOELHO
Dor miofascial no joelho é um tipo de dor causada por pontos gatilho. Pontos gatilho são pequenas áreas de contratura muscular persistente que provocam dor localizada ou irradiada. A dor miofascial é uma das causas mais frequentes de dor musculoesquelética crônica. Esse tipo de dor aparece quando os músculos do joelho são submetidos à sobrecarga, má postura, estresse ou lesões esportivas. Isso faz com que algumas fibras musculares permaneçam contraídas por longos períodos de tempo, prejudicando a circulação sanguínea local e gerando o acúmulo de substâncias que irritam os nervos da região. O resultado é dor, rigidez e sensibilidade ao toque. Os pontos gatilhos podem ser palpados como pequenos nódulos e, quando pressionados, causam dor que pode se espalhar para outros lugares. Um ponto gatilho no quadril, por exemplo, pode causar dor no joelho. A dor miofascial no joelho é uma queixa bastante comum que afeta pessoas de todas as idades, principalmente aquelas que realizam atividades físicas intensas, permanecem longos períodos sentadas ou apresentam desequilíbrios musculares. No caso do joelho, os músculos que costumam apresentar pontos gatilho são o quadríceps, os isquiotibiais, os gastrocnêmios e o tensor da fáscia lata.

CAUSAS
Existem várias causas para a formação dos pontos gatilho que provocam a dor miofascial no joelho. As causas mais comuns são: sobrecarga muscular, maus hábitos posturais, sedentarismo, lesões anteriores e estresse emocional. Exercícios intensos e/ou repetitivos podem provocar sobrecarga muscular. Caminhar e sentar errado são os maus hábitos posturais mais comuns. O sedentarismo provoca encurtamento e enfraquecimento dos músculos do joelho. Lesões anteriores podem comprometer a artrocinemática do joelho. Estresses emocionais podem aumentar a tensão dos músculos involuntariamente.
SINTOMAS
Os sintomas mais característicos da dor miofascial na região do joelho são: dor profunda localizada ou irradiada ao redor do joelho, sensação de peso ou rigidez da perna, desconforto ao subir e descer escadas, diminuição da força muscular e dores que pioram ao final do dia ou após esforço físico. O principal problema da dor miofascial é que ela é relativamente comum e os seus sintomas podem confundir o médico especialista porque são os mesmos sintomas da artrose, da condromalácia, das tendinites e de outras patologias e/ou lesões no joelho.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da dor miofascial no joelho exige uma avaliação clínica detalhada da articulação. O exame físico do joelho é fundamental. Na palpação dos músculos ao redor do joelho pode-se identificar os pontos gatilho que, quando pressionados, provocam aumento ou irradiação da dor. Os exames de imagem, como RX e ressonância magnética, são normais. A confirmação da dor no joelho de origem miofascial ocorre quando há pontos gatilho palpáveis ao redor da articulação e a dor da palpação profunda desses pontos gatilho reproduz a dor típica miofascial.
TRATAMENTO
O objetivo principal do tratamento da dor miofascial do joelho é liberar os pontos gatilho para restabelecer o equilíbrio muscular. As abordagens mais eficazes são: liberação miofascial, alongamento e fortalecimento muscular, acupuntura, exercícios posturais, aplicação de calor local e ozonioterapia. Em alguns casos podem ser prescritos medicamentos relaxantes musculares.