
DOENÇAS DO TECIDO SINOVIAL DO JOELHO
Doenças do tecido sinovial do joelho podem causar sintomas como dor, inchaço, rigidez articular e limitação dos movimentos. O tecido sinovial é uma fina membrana que reveste a parte interna do joelho e desempenha um papel muito importante na fisiologia da articulação. O líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural do joelho, é produzido pelo tecido sinovial. A inflamação do tecido sinovial é chamada de sinovite. Várias doenças do tecido sinovial podem cursar com sinovite. As doenças específicas do tecido sinovial são condições primárias que afetam diretamente o tecido sinovial.
DOENÇAS DO TECIDO SINOVIAL DO JOELHO
As paredes internas da cápsula articular do joelho são revestidas por um tecido especializado chamado de tecido sinovial, também conhecido como membrana sinovial ou apenas sinóvia. Trata-se de um tecido especializado fundamental para a saúde e o bom funcionamento da articulação. O tecido sinovial é responsável pela produção e absorção constantes do líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural da articulação. O líquido sinovial, além de lubrificante da cartilagem, é também responsável pela nutrição dos condrócitos, que são as células da cartilagem. Traumatismos, doenças degenerativas, doenças autoimunes e infecções podem causar intensa inflamação no tecido sinovial, processo conhecido como sinovite. A sinovite no joelho pode também ser causada pelas doenças específicas do tecido sinovial. Existem algumas doenças cuja origem é o tecido sinovial. Um joelho com sinovite fica dolorido, inchado, rígido e com limitação dos movimentos. O tecido sinovial é ricamente vascularizado e inervado. As principais doenças que têm origem no tecido sinovial do joelho são: sinovite vilonodular pigmentada, condromatose sinovial, lipoma arborescente, hemangioma sinovial, sarcoma sinovial e sinovite crônica idiopática.

SINOVITE VILONODULAR PIGMENTADA
A sinovite vilonodular pigmentada é uma das doenças do tecido sinovial mais conhecidas. Ela é caracterizada pela proliferação benigna e pigmentada do tecido sinovial, formando vilosidades e nódulos que podem infiltrar a cartilagem e o osso adjacente. A causa exata da sinovite vilonodular pigmentada não é ainda totalmente conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a processos inflamatórios crônicos ou mutações genéticas locais. Dor leve a moderada, inchaço persistente, sensação de travamento e derrame articular recorrente no joelho são os principais sintomas da doença.
CONDROMATOSE SINOVIAL
A condromatose sinovial é uma doença rara e benigna caracterizada pela metaplasia cartilaginosa do da membrana sinovial. O tecido sinovial passa a produzir pequenos nódulos de cartilagem que se desprendem e se transformam em corpos livres cartilaginosos dentro do joelho. Esses corpos livres podem provocar irritação mecânica e inflamação. Os sintomas mais comuns da condromatose sinovial no joelho são: dor e inchaço crônicos, estalos e sensação de corpos estranhos dentro do joelho e limitação progressiva dos movimentos.
LIPOMA ARBORESCENTE
Lipoma arborescente é uma doença rara, benigna e crônica do tecido sinovial caracterizada pela proliferação de tecido gorduroso em forma de vilosidades. O joelho é a articulação mais comumente acometida pelo lipoma arborescente. Inchaço persistente, dor leve, sensação de peso e limitação dos movimentos do joelho nas fases mais avançadas são os sintomas mais comuns da doença.

HEMANGIOMA SINOVIAL
Hemangioma sinovial é uma malformação vascular benigna que se origina dentro do tecido sinovial. A doença é mais comum em crianças e adultos jovens. Os vasos anômalos se proliferam, podendo causar sangramentos intra-articulares repetidos ( hemartrose ) e inflamação. Aumento de volume intermitente, dor, limitação dos movimentos e episódios recorrentes de hemartrose no joelho, sem causa aparente, são os principais sintomas da doença.
SARCOMA SINOVIAL
Sarcoma sinovial é um tumor maligno raro e agressivo que pode surgir na articulação do joelho, mas não necessariamente dentro do tecido sinovial, apesar do seu nome. O tecido sinovial e as estruturas periarticulares podem ser envolvidas pelo tumor, que acomete mais adultos jovens. Aumento progressivo de volume, dor intensa, rigidez articular e perda da função do joelho são os sintomas mais comuns da doença.
SINOVITE CRÔNICA IDIOPÁTICA
Sinovite crônica idiopática é uma forma crônica, localizada e sem causa definida que pode acometer a articulação do joelho. Muitas vezes trata-se dos primeiros sintomas ou da forma mais leve das outras doenças citadas anteriormente. Quando não se descobre a causa da sinovite, ela é classificada como idiopática.