COMO MANTER OS JOELHOS SAUDÁVEIS

COMO MANTER OS JOELHOS SAUDÁVEIS

Dor no joelho é uma queixa comum, especialmente entre adultos mais velhos. Com o passar dos anos os joelhos sofrem um desgaste natural como resultado de suportar o peso corporal ao se movimentar, andar, correr ou saltar. Além do envelhecimento natural, lesões traumáticas e doenças podem ser a causa de dor no joelho. Excesso de peso corporal, diminuição da força e falta de alongamento muscular podem piorar os problemas nos joelhos. Existem ainda fatores genéticos que podem contribuir para o desenvolvimento de diversas patologias que comprometem os joelhos.

ARTROSE

Artrose é o desgaste da cartilagem, o tecido branco e brilhante que recobre as extremidades ósseas dentro de uma articulação. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é uma doença que ainda não tem cura conhecida. O tecido cartilaginoso não tem capacidade de regeneração porque é avascular, tem muito poucas células e essas células têm um metabolismo bastante lento. Dor, inchaço, crepitação e rigidez são os sintomas mais comuns da doença.

TRAUMATISMOS

O joelho é uma articulação bastante exposta e relativamente instável. Ele é suscetível a diversas lesões. As mais comuns são aquelas que envolvem os meniscos, a cartilagem, a patela e os ligamentos. Muitas lesões do joelho precisam de tratamento cirúrgico.

OBESIDADE

O excesso de peso corporal é o fator número um para o desenvolvimento da artrose nos joelhos. O joelho, no meio do membro inferior, funciona como o centro de uma alavanca, multiplicando o peso do corpo algumas vezes quando ele é fletido. Pressões excessivas e indevidas nos joelhos aumentam o risco de lesões.

MUSCULATURA

Músculos fortalecidos e bem alongados ajudam a proteger a articulação do joelho porque suportam mais carga e permitem maior amplitude do movimento articular, diminuindo a possibilidade de lesões.

CUIDADOS

Você pode proteger a saúde dos seus joelhos adotando alguns hábitos de vida saudáveis, independentemente da sua idade. Manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade, fortalecer e alongar os músculos dos membros inferiores, fazer exercícios de baixo impacto, evitar esportes de alto impacto e/ou que exijam rotação articular são medidas que podem ajudar a manter os joelhos saudáveis.

QUALIDADE DE VIDA

Pessoas com lesões e doenças no joelho podem ter a sua mobilidade, independência e qualidade de vida seriamente comprometidas. Manter os joelhos saudáveis é fundamental.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado no caso de dor, inchaço, crepitação e/ou falseios.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento