ARTROSE NO JOELHO TEM CURA?

ARTROSE NO JOELHO TEM CURA?

Artrose no joelho tem cura? Esta é a pergunta mais frequente dos pacientes que receberam o diagnóstico de artrose no joelho. E a resposta é: não. Artrose do joelho é uma doença que ainda não tem cura conhecida. A artrose é a doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem e o problema é que a cartilagem não se regenera. A degeneração da cartilagem é um processo irreversível, portanto a artrose do joelho não tem cura no sentido de regeneração da cartilagem que se desgastou. Mas, apesar de não ter cura, existem tratamentos para a artrose do joelho. Todos os tratamentos são paliativos porque nenhum deles vai regenerar a cartilagem que se desgastou. Os objetivos dos tratamentos para a artrose do joelho são: diminuir a dor, que é o principal sintoma da doença, e diminuir a velocidade de degeneração da cartilagem. O diagnóstico de artrose no joelho não é uma sentença de imobilidade.

ARTROSE NO JOELHO TEM CURA?

Artrose no joelho não tem cura, mas tem tratamento. Artrose é a doença caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem. A cartilagem é o tecido branco e brilhoso que reveste os ossos dentro das nossas articulações. No joelho existe cartilagem recobrindo os côndilos do fêmur, o platô tibial e a patela. A cartilagem funciona como um amortecedor natural na articulação, provendo uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos deslizem uns sobre os outros dentro do espaço articular, permitindo assim os movimentos da articulação. Quando a cartilagem se desgasta, os ossos passam a entrar em contato direto, ficando osso em contato com osso, gerando inflamação, dor, inchaço, crepitação, rigidez articular, diminuição da mobilidade e deformidade.

CARTILAGEM NÃO SE REGENERA

Artrose no joelho não tem cura porque a cartilagem é um tecido que não se regenera. A cartilagem hialina é um tecido histológico muito delicado, que tem características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. A cartilagem não se regenera porque é um tecido não vascularizado formado por muito poucas células. Para piorar, as células da cartilagem, conhecidas como condrócitos, têm o metabolismo muito lento porque estão dentro de um tecido avascular. A degeneração da cartilagem é um processo irreversível.

ARTROSE JOELHO CURA

CAUSAS E FATORES DE RISCO

A artrose do joelho é uma doença multifatorial. Ela pode acometer pessoas de todas as idades, mas é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. Envelhecimento, genética, sobrepeso, traumatismos e esforços repetitivos ou de alto impacto são as causas mais comuns da doença. A artrose do joelho tem características próprias para cada paciente acometido pela doença.

TRATAMENTO

Embora a artrose do joelho seja uma doença sem cura, no sentido de retornar o joelho ao estado de antes do desgaste da cartilagem, existem tratamentos para a doença e os sintomas podem ser totalmente controlados. Com o tratamento adequado, acompanhado por um médico especialista, é possível viver bem com a doença, eliminando a dor, diminuindo a velocidade de degeneração da cartilagem e tendo uma vida ativa e de qualidade, incluindo a prática de esportes. Existem várias opções de tratamento. O tratamento da artrose do joelho inclui: mudanças no estilo de vida, fortalecimento muscular, medicamentos anti-inflamatórios, infiltrações com ácido hialurônico e, em casos graves, cirurgia. O paciente que tem artrose do joelho deve fazer exercícios para fortalecer os músculos do joelho e quebrar o círculo vicioso da dor da artrose do joelho.

ÁCIDO HIALURÔNICO

Um dos melhores tratamentos para a artrose do joelho é a infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Esse tratamento é chamado de viscossuplementação. As infiltrações diminuem a dor, a inflamação e a velocidade de degeneração da cartilagem. Existem dezenas de medicamentos à base de ácido hialurônico para o tratamento da artrose do joelho. Cada medicamento tem características físico-químicas próprias que dependem da tecnologia de fabricação de cada laboratório. Essas diferenças entre os medicamentos são importantes porque o grau da artrose e as características da doença são diferentes de paciente para paciente. Para cada caso existe um tipo de ácido hialurônico mais indicado. Algumas vezes é necessário combinar diferentes medicamentos. O melhor medicamento, a dosagem correta e o regime de aplicação dependem de avaliação médica especializada.

ESPECIALISTA

Pacientes com artrose no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho. A doença exige diagnóstico correto, tratamento adequado e acompanhamento constante. Embora a Medicina não tenha ainda descoberto a cura para a artrose do joelho, é possível conviver bem com a doença, desde que o paciente seja acompanhado por um médico especialista e siga as orientações médicas.