DOR NO JOELHO NA NATAÇÃO

DOR NO JOELHO NA NATAÇÃO

Dor no joelho na natação é uma queixa real e frequente, principalmente entre entusiastas do estilo peito e nadadores competitivos. A natação é amplamente reconhecida por ser um dos esportes mais completos e seguros para as articulações devido ao baixo impacto proporcionado pela flutuabilidade da água. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a natação não é um esporte isento de lesões. Esse mito pode levar muitos praticantes a ignorar sinais de alerta. O joelho pode ser lesionado e começar a doer durante a prática da natação. O nadador precisa saber proteger os joelhos dentro da água e evitar lesões.

DOR NO JOELHO NA NATAÇÃO

Embora a natação seja classificada como um esporte de baixo impacto, a articulação do joelho é a segunda articulação mais afetada por lesões em nadadores, perdendo apenas para o ombro. A dor no joelho em nadadores pode ter diversas causas, como movimentos repetitivos, técnica inadequada e sobrecarga articular. A causa mais comum é conhecida como “joelho do nadador de peito”. O nado peito exige uma pernada em estilo “chicote” que não é um movimento natural para a articulação. Ao realizar a pernada do nado peito, o joelho sofre uma rotação externa enquanto está dobrado e depois se estende rapidamente. Isso gera uma força em valgo ( o joelho vai para dentro ), que coloca muita tensão no ligamento colateral medial ( LCM ), que é o ligamento localizado na parte interna do joelho. O nadador se queixa de dor na lateral interna do joelho durante ou após os treinos. Condromalácia patelar e tendinite patelar podem se desenvolver nos joelhos dos nadadores de crawl, costas e borboleta. As pernadas alternadas exigem contração constante do músculo quadríceps femoral, sobrecarregando a patela e o tendão patelar, provocando dor na frente do joelho. Viradas e impulsos pioram a situação. A força usada para empurrar a borda da piscina é aplicada diretamente no mecanismo extensor do joelho.

DOR JOELHO NATAÇÃO

FATORES DE RISCO

Existem alguns fatores de risco que aumentam a possibilidade de um nadador desenvolver uma lesão no joelho. Esses fatores são: técnica incorreta, falta de fortalecimento muscular, uso excessivo de nadadeiras e encurtamento muscular. Nos estilos crawl ou costas, uma pernada muito rígida ou com amplitude excessiva ( chutando a água com os pés muito afastados ) pode sobrecarregar o joelho. Músculos do joelho fracos não conseguem estabilizar a articulação adequadamente contra a resistência da água. Embora ajudem na propulsão, as nadadeiras aumentam a alavanca e a carga sobre o joelho. Músculos encurtados alteram a biomecânica do nado, forçando o joelho a compensar o movimento.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A dor no joelho na natação pode ser prevenida com ajuste da técnica, prática de estilos variados, alongamento e fortalecimento muscular em academia e aquecimento antes de iniciar a prática da natação. A prática da natação não deve causar dor no joelho. A presença de dor no joelho ao nadar ou após a natação é um sinal de alerta. O nadador deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa da dor. A dor no joelho na natação não deve ser um motivo para você abandonar as piscinas. Pelo contrário: com ajustes na técnica e um bom programa de alongamento e fortalecimento muscular, o ambiente aquático continua sendo o melhor lugar para manter a forma física e a longevidade articular.