
DOR NO JOELHO E SÍNDROME DE SJÖGREN
Dor no joelho em pacientes com diagnóstico de síndrome de Sjögren é causada pela inflamação articular provocada pela doença. Dor no joelho é um sintoma comum que pode afetar pessoas de todas as idades, mas a condição pode se tornar um desafio para ser tratada quando a dor articular está associada à síndrome de Sjögren, uma doença autoimune rara que afeta as glândulas exócrinas que produzem as lágrimas e a saliva, levando à secura dos olhos e da boca. A síndrome de Sjögren pode também afetar as articulações, incluindo os joelhos, provocando desconforto e dor articular.
DOR NO JOELHO E SÍNDROME DE SJÖGREN
A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica e rara que afeta as glândulas salivares e lacrimais, levando à secura da boca ( xerostomia ) e dos olhos ( xeroftalmia ). O sistema imunológico ataca por engano as células dessas glândulas exócrinas, causando danos e inflamação. Outras partes do corpo podem ser afetadas como articulações, rins, pulmões e fígado. A síndrome de Sjögren acomete mais mulheres, especialmente em idade fértil ou após a menopausa. A causa exata da doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais possam desencadear a resposta imunológica inadequada que ataca as glândulas salivares e lacrimais. Quando a doença afeta as articulações, os joelhos parecem ser as juntas mais acometidas.

SINTOMAS
Os sintomas da síndrome de Sjögren variam muito de paciente para paciente, mas os mais comuns são: secura nos olhos, secura na boca, fadiga, dor nas articulações, problemas dentários, dificuldade para engolir, lesões de pele e comprometimento dos órgãos internos. A secura nos olhos causa a sensação de areia ou cisco nos olhos, ardor, vermelhidão e fotofobia. A secura na boca causa dificuldade para engolir, falar, mastigar e altera o gosto dos alimentos. A secura bucal aumenta o risco de cáries dentárias e doenças gengivais. Em relação aos joelhos, a síndrome de Sjögren provoca inflamação articular que se manifesta com dor, rigidez articular, inchaço e diminuição dos movimentos.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da síndrome de Sjögren é feito pela história clínica detalhada, exame físico e exames complementares. Pacientes com sintomas da doença devem fazer uma série de exames, incluindo exames de sangue, exame oftalmológico e biópsia das glândulas salivares. A inflamação no joelho causada pela síndrome de Sjögren deve ser suspeitada nos pacientes com diagnóstico da doença que também se queixam de dor nos joelhos. A ressonância magnética é o principal exame para avaliação do joelho.

DOR NO JOELHO
Dor no joelho associada à síndrome de Sjögren ocorre devido à inflamação da articulação provocada pela doença autoimune. A reação inflamatória no joelho provoca dor articular que piora com os esforços, inchaço, rigidez e diminuição da mobilidade. A fadiga extrema provocada pela síndrome de Sjögren costuma agravar a sensação de dor nos joelhos. Além disso, o processo inflamatório pode dar início à artrose, que é a degeneração da cartilagem, uma das principais causas de dor no joelho em pessoas com mais de 60 anos de idade.
TRATAMENTO
O tratamento da dor no joelho em pacientes com diagnóstico de síndrome de Sjögren envolve uma abordagem multidisciplinar. As opções mais prescritas pelos médicos especialistas são: anti-inflamatórios, imunossupressores, fisioterapia, mudanças no estilo de vida e cuidados com a alimentação. A doença ainda não tem cura conhecida, mas os tratamentos podem ajudar a diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.