
VITAMINA C E CARTILAGEM DO JOELHO
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente essencial para a formação e a manutenção da cartilagem do joelho. A vitamina C é popularmente mais conhecida pelo seu papel no fortalecimento do sistema imunológico do nosso organismo. Mas a sua importância vai muito além de fortalecer a imunidade. A vitamina C tem um papel extremamente importante na formação e na manutenção da cartilagem do joelho. A vitamina C é fundamental na prevenção e pode ajudar no tratamento das patologias da cartilagem do joelho como a artrose e a condromalácia patelar.
CARTILAGEM DO JOELHO
Os ossos do joelho são revestidos, dentro da articulação, por cartilagem, um tecido branco e brilhante que provê uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos deslizem entre si permitindo os movimentos articulares. Dentro do joelho existe cartilagem nos côndilos do fêmur, na patela e no platô tibial. A cartilagem do joelho é do tipo hialina, a cartilagem característica das articulações sinoviais. A cartilagem hialina é um tecido conjuntivo flexível e resistente. Diferentemente dos outros tecidos conjuntivos do nosso corpo, a cartilagem é um tecido não vascularizado, ou seja, não passa sangue pela cartilagem. Essa particularidade é a principal causa de a cartilagem não se regenerar. Lesões envolvendo a cartilagem são irreversíveis. Manter a integridade da cartilagem do joelho é fundamental para a saúde da articulação e para a qualidade de vida. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Nossa locomoção depende da integridade do joelho. Doenças da cartilagem são relativamente comuns no joelho. A artrose e a condromalácia patelar são as duas doenças condrais mais comuns que acometem o joelho.

MATRIZ DA CARTILAGEM
A matriz da cartilagem é a estrutura responsável pelas propriedades biomecânicas do tecido condral. Ela é uma estrutura complexa formada por água, colágeno e proteoglicanos. Cerca de 80% da cartilagem é água, 15% é colágeno e 5% são proteoglicanos. O colágeno que predomina na cartilagem do joelho é o colágeno do tipo II. O colágeno é a principal proteína do nosso corpo e, na cartilagem, ele é responsável pela manutenção da estrutura tridimensional da matriz da cartilagem e pela resistência à tração do tecido condral. A estrutura da cartilagem, portanto, depende totalmente da integridade do colágeno da matriz que a forma. As doenças da cartilagem acontecem quando o colágeno da matriz condral se fragiliza e começa a se desestruturar.
VITAMINA C E CARTILAGEM DO JOELHO
Qual é a relação entre vitamina C e a cartilagem do joelho? O colágeno é responsável pela manutenção da estrutura da cartilagem do joelho e a produção do colágeno é um processo fisiológico dependente da presença da vitamina C em quantidades adequadas. Na presença de deficiência de vitamina C a produção do colágeno é prejudicada e a saúde da cartilagem é comprometida. Sem vitamina C suficiente, o corpo não consegue sintetizar o colágeno de maneira eficaz, o que pode comprometer a integridade da cartilagem e predispor à sua degeneração. Casos severos de deficiência da vitamina C provocam escorbuto, uma doença caracterizada por fraqueza, dor nas articulações, sangramentos e degradação dos tecidos conjuntivos do corpo.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA O JOELHO
A vitamina C, quando presente em nosso organismo em quantidades adequadas, traz vários benefícios para a articulação do joelho. Os três principais são: ação antioxidante, redução da inflamação e prevenção das doenças da cartilagem. A vitamina C combate os radicais livres que podem danificar as células da cartilagem, os condrócitos. A vitamina C ajuda a reduzir os processos inflamatórios que acompanham as doenças da cartilagem. Estudos concluíram que pessoas com níveis adequados de vitamina C têm menor risco de desenvolver condromalácia patelar e artrose.

QUEM DEVE SE PREOCUPAR COM A INGESTÃO DE VITAMINA C?
Todas as pessoas devem se preocupar em ingerir vitamina C em quantidades adequadas. A vitamina C não é produzida nem armazenada no nosso organismo e a manutenção dos seus níveis no sangue depende da ingestão diária e contínua de alimentos ricos em vitamina C ou suplementos de vitamina C. Idosos, praticantes de esportes e pacientes com inflamações crônicas devem prestar atenção especial à ingestão de vitamina C. Ingerir vitamina C em doses adequadas previne lesões e doenças da cartilagem do joelho. Pacientes com doenças no joelho se beneficiam da ingestão e suplementação com vitamina C.

FONTES DE VITAMINA C
A melhor forma de se obter vitamina C é através da alimentação. Os 20 alimentos mais ricos em vitamina C e que não podem faltar na alimentação são: camu-camu ( fruta amazônica ), acerola, pimentão amarelo, caju, goiaba, goji berry, pimentão vermelho, pimentão verde, salsa, couve, brócolis, kiwi, morango, laranja, tangerina, mamão papaia, repolho roxo, limão, abacaxi e tomate cru. Para preservar a vitamina C, esses alimentos não podem ser muito cozidos ou deixados expostos ao calor e à luz por muito tempo. Pacientes com dietas restritivas e atletas, que têm maior demanda nutricional, devem fazer uso de suplementos de vitamina C. Pacientes com problemas no joelho, principalmente aqueles envolvendo a cartilagem, se beneficiam com a ingestão de suplementos de vitamina C.

DOSAGEM RECOMENDADA
A vitamina C é muito importante para o nosso organismo. O corpo humano não consegue produzir nem armazenar a vitamina C. Daí a necessidade de se ingerir diariamente, via alimentação ou suplementos, a quantidade mínima diária recomendada. A dosagem diária recomendada para ingestão de vitamina C depende da idade, sexo, estilo e vida e condições de saúde do indivíduo. Pessoas adultas devem ingerir cerca de 100mg/dia. A ingestão de até 2g/dia é tolerável. Acima disso podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas, diarreia, cólicas abdominais ou aumento do risco de cálculos renais. Um copo de limonada com 2 limões espremidos contém a dosagem diária recomendada de vitamina C para um adulto.