QUAL MÉDICO CUIDA DO JOELHO?

QUAL MÉDICO CUIDA DO JOELHO?

Quem é o médico especialista que cuida do joelho? Essa é uma dúvida bastante frequente de pessoas com problemas no joelho e que não sabem qual médico consultar. A medicina tem várias especialidades que, por sua vez, são divididas em subespecialidades ou áreas de atuação. Nos dias atuais existem médicos especialistas para quase toda parte do nosso corpo. Antigamente os médicos eram mais generalistas. Com o avanço das ciências médicas e da tecnologia, o médico generalista está sendo substituído pelo médico superespecialista.

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Ortopedia e traumatologia é o nome da especialidade médica que cuida do aparelho locomotor. O aparelho locomotor é constituído pelos sistemas ósseo, articular e muscular. Esses três sistemas trabalham em conjunto para promover a mobilidade do corpo humano. A ortopedia estuda as doenças do aparelho locomotor e a traumatologia estuda as suas lesões. A ortopedia e traumatologia é uma especialidade cirúrgica.

REUMATOLOGIA

A reumatologia é a especialidade médica que cuida das doenças reumáticas, que são doenças inflamatórias do tecido conjuntivo que acometem vários órgãos do corpo e também o aparelho locomotor. A reumatologia é uma especialidade clínica.

JOELHO

O joelho é a maior articulação do corpo humano. Trata-se de uma estrutura anatômica bastante complexa que envolve o movimento coordenado de três ossos, vários ligamentos e vários músculos. Cápsula articular, cartilagem, meniscos, ligamentos, tendões, sinóvia, bursas e músculos fazem parte da estrutura do joelho.

DOENÇAS E LESÕES

O joelho pode ser acometido por várias doenças e lesões. Artrose e condromalácia, por exemplo, são as doenças que mais acometem o joelho. Lesões meniscais, lesão do ligamento cruzado anterior e luxação da patela são as lesões mais comuns do joelho. As lesões podem ser degenerativas ou ter origem traumática.

ESPECIALISTA EM JOELHO

Dentro da ortopedia e traumatologia existe a subespecialização na área de joelho. O ortopedista recebe treinamento específico para o diagnóstico e tratamento, inclusive cirúrgico, de todas as afecções que podem acometer a articulação do joelho.

SINTOMAS

Os principais sintomas de problemas na articulação do joelho são: dor, inchaço, falseio, rigidez, bloqueio articular, vermelhidão, coceira, dormência e crepitações. O paciente deve procurar um médico especialista quando seu joelho apresentar qualquer um desses sintomas.

QUAL MÉDICO CONSULTAR?

O paciente que apresenta um problema no joelho deve consultar um médico ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO. Esse é o médico especialista indicado para diagnosticar e tratar as doenças e lesões do joelho. Se for diagnosticada uma patologia à distância que provoque sintomas no joelho, o médico especialista encaminhará o paciente para a respectiva especialidade médica.