LESÕES MUSCULARES NO JOELHO

LESÕES MUSCULARES NO JOELHO

Lesões musculares no joelho são relativamente comuns porque a articulação é uma região anatômica onde se inserem vários músculos potentes. O quadríceps, responsável pela extensão da perna, está localizado na frente da coxa. Os isquiotibiais, responsáveis pela flexão da perna, estão localizados atrás da coxa. O quadríceps é três vezes mais forte do que os isquiotibiais. Esses músculos e seus tendões são muito exigidos e, consequentemente, muito lesionados, principalmente em atletas.

LESÕES MUSCULARES NO JOELHO

Lesões musculares no joelho são frequentes em atletas de esportes que exigem muito esforço muscular como futebol, basquetebol, voleibol, ciclismo, remo, levantamento de peso e corridas. O joelho está rodeado por fortes grupos musculares que se inserem no fêmur, na patela e na tíbia através dos seus tendões. Na região anterior do joelho o principal músculo é o quadríceps. Ele é formado por 4 músculos: vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral. Na região posterior do joelho os principais músculos são os isquiotibiais. Eles são 3 músculos: semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral. Outros músculos se juntam ao quadríceps e aos isquiotibiais para completar os músculos que circundam a articulação. São eles: sartório, grácil, poplíteo, glúteo médio, tensor da fáscia lata e os gastrocnêmios.

LESÕES MUSCULARES

Lesões musculares no joelho podem ser causadas por traumatismos diretos ou traumatismos indiretos. Traumatismos diretos são as contusões. Traumatismos indiretos são as distensões musculares. Na distensão muscular as fibras musculares se rompem e o músculo rasga. Os músculos isquiotibiais são os músculos mais lesionados na prática esportiva. A distensão muscular pode acontecer no ventre muscular, na junção miotendínea ou na inserção do tendão no osso.

LESÕES MUSCULARES JOELHO

FATORES DE RISCO

Falta de condicionamento físico, falta de fortalecimento muscular, falta de alongamento muscular, excesso de treinos físicos, fadiga, desidratação e excesso de peso corporal são os fatores predisponentes para as lesões musculares no joelho.

SINTOMAS

O sintoma mais importante de uma lesão muscular no joelho é a dor. Ela costuma ser intensa no momento da lesão. O paciente relata sentir uma fisgada no local do músculo em que a lesão acontece. Espasmos musculares, fraqueza, inchaço, vermelhidão, equimose e dor para movimentar o joelho são os outros sintomas da lesão muscular no joelho.

DIAGNÓSTICO

Lesões musculares no joelho são diagnosticadas através do exame físico e de exames complementares de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para identificar, classificar e acompanhar a evolução das lesões musculares.

TRATAMENTO

O tratamento das lesões musculares quase sempre é conservador. Repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais comuns. Dependendo do grau da lesão pode haver necessidade de drenagem do hematoma formado no local da lesão e o uso de muletas por alguns dias.