HISTÓRIA DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA JOELHO

HISTÓRIA DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA JOELHO

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em diversas partes do corpo humano, concentrando-se nas articulações, olhos e pele. Ele desempenha um papel fundamental na lubrificação das articulações e na manutenção da elasticidade e hidratação dos tecidos. Sua aplicação na medicina ortopédica e na medicina esportiva, especialmente no tratamento da dor no joelho causada pela artrose, tem uma história bastante interessante que evoluiu significativamente ao longo das últimas décadas.

ÁCIDO HIALURÔNICO PARA JOELHO

O uso terapêutico do ácido hialurônico começou a ganhar destaque na década de 1.970, inicialmente em tratamentos oftalmológicos como cirurgias de catarata. Com o tempo, pesquisadores começaram a investigar suas propriedades benéficas para as articulações, dado seu papel natural na lubrificação provida pelo líquido sinovial – o fluido presente nas articulações que ajuda a reduzir o atrito e absorver impactos entre os ossos. A viscosidade do líquido sinovial se deve à presença do ácido hialurônico na sua composição.

TRATAMENTO DA ARTROSE

Na década de 1.980 surgiram os primeiros estudos sobre a aplicação de ácido hialurônico no espaço articular do joelho para tratar a artrose. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das articulações sinoviais. A degeneração da cartilagem do joelho causa dor, rigidez articular e limitação dos movimentos. A ideia de injetar ácido hialurônico diretamente no joelho foi baseada na observação de que o líquido sinovial do joelho artrósico não tem a mesma viscosidade do que um joelho normal. Ele é menos viscoso. Isso se deve à sinovite provocada pela artrose. A membrana sinovial, quando inflamada, produz líquido sinovial com uma quantidade reduzida de ácido hialurônico. O objetivo da injeção de ácido hialurônico no joelho é restaurar a viscosidade do líquido sinovial e, consequentemente, restaurar a lubrificação condral e a capacidade de absorção articular de impactos para melhorar a mobilidade da articulação e reduzir a dor provocada pela artrose.

HISTÓRIA ÁCIDO HIALURÔNICO JOELHO

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O novo tratamento ficou conhecido como viscossuplementação. Em 1.987, no Japão, foi aprovado o primeiro medicamento à base de ácido hialurônico para uso intra-articular. Pouco tempo depois países europeus e os Estados Unidos também aprovaram o novo tratamento. A partir de então novos produtos, com novas formulações, passaram a ser desenvolvidos, com variações no volume, concentração, crosslinkagem, peso molecular, origem e número de aplicações.

BIOTECNOLOGIA

Com o avanço da tecnologia farmacêutica o ácido hialurônico passou a ser produzido em laboratório, com alta pureza e segurança, utilizando processos biotecnológicos. Atualmente o ácido hialurônico é considerado uma alternativa bastante eficaz e pouco invasiva para o tratamento da gonartrose em pacientes que sofrem com dor no joelho e têm artrose classificada como leve ou moderada. A viscossuplementação apresenta excelentes resultados. O paciente não precisa tomar medicamentos anti-inflamatórios por via oral, que prejudicam o estômago e os rins, e a cirurgia de prótese de joelho pode ser adiada e, na maioria das vezes, até evitada.

ESTUDOS CLÍNICOS

Vários estudos clínicos ao longo dos últimos anos concluíram que a aplicação de ácido hialurônico no joelho com artrose proporciona diminuição da dor, diminuição da inflamação, melhora da função articular e até estimula a membrana sinovial a produzir o ácido hialurônico natural do próprio organismo. Os efeitos do tratamento duram de 6 meses a 1 ano, dependendo do grau da artrose. Novas aplicações podem ser feitas para manutenção dos efeitos terapêuticos. Nos últimos anos a aplicação de ácido hialurônico no joelho também passou a ser feita em joelhos com condromalácia patelar, condropatias e lesões meniscais degenerativas.

HISTÓRIA DO ÁCIDO HIALURÔNICO JOELHO

VÁRIOS MEDICAMENTOS DIFERENTES

Na atualidade existem vários medicamentos à base de ácido hialurônico para aplicação no joelho. Apesar da base dos medicamentos ser a mesma – o ácido hialurônico – os produtos são totalmente diferentes entre si. As características físico-químicas de cada produto dependem da tecnologia de fabricação de cada marca. Essas diferenças são interessantes na prática clínica porque, para cada paciente, dependendo do caso, existe um medicamento mais indicado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os ácidos hialurônicos disponíveis no mercado não são todos iguais. Daí a diferença de custos, intervalos e números de aplicações que devem ser individualizados.

TRATAMENTO CONSAGRADO

Hoje, o ácido hialurônico é amplamente utilizado em consultórios de médicos ortopedistas especialistas em joelho ao redor do mundo, sendo um recurso valioso no tratamento das doenças da cartilagem do joelho. Novos medicamentos são lançados frequentemente.