
DOR NO JOELHO E SARCOPENIA
Dor no joelho é uma queixa relativamente comum entre os adultos e os idosos com diagnóstico de sarcopenia. A dor no joelho em adultos e idosos pode ter diversas causas, desde lesões traumáticas até doenças degenerativas como a artrose. Uma condição comum que pode estar associada à dor no joelho em pessoas de mais idade é a sarcopenia, doença caracterizada pela perda progressiva da massa muscular.
DOR NO JOELHO E SARCOPENIA
Dor no joelho e sarcopenia são condições clínicas que costumam estar associadas em pacientes adultos e, principalmente, idosos. Sarcopenia é o nome que se dá à perda progressiva da massa muscular, que é acompanhada da perda de força e do desempenho físico. A sarcopenia é mais comumente diagnosticada em pacientes idosos. Ela está relacionada ao envelhecimento. O processo natural de perda de massa muscular no ser humano começa ao redor dos 30 anos de idade e se torna mais significativo após os 60 anos. Com a redução da massa muscular, e consequentemente da força muscular, as articulações do corpo perdem sua capacidade de se manter estáveis e protegidas pela musculatura. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo e o quadríceps femoral, que é o grande músculo da região anterior da coxa, é o maior e mais forte músculo do nosso corpo. A sarcopenia afeta significativamente os joelhos.
QUADRÍCEPS FEMORAL
O quadríceps femoral é o maior e mais volumoso músculo do nosso corpo. Ele é o músculo mais importante da articulação do joelho. A estabilidade e o funcionamento adequado do joelho dependem da integridade do músculo quadríceps femoral. Pacientes com sarcopenia têm o músculo quadríceps femoral enfraquecido. Esse enfraquecimento muscular resulta numa sobrecarga mecânica no joelho. Essa sobrecarga pode resultar em dor crônica no joelho, artrose, inflamações de repetição, instabilidade ao caminhar e aumento do risco de quedas. Além disso, pacientes com sarcopenia geralmente apresentam menor atividade física, o que contribui para a rigidez articular, encurtamentos musculares, ganho de peso corporal e, consequentemente, maior deterioração da saúde dos joelhos.

SINTOMAS DA SARCOPENIA
Perda de força nos membros inferiores, dificuldade para subir escadas, dificuldade para sair da posição sentada para a posição em pé, fadiga ao caminhar curtas distâncias, desequilíbrio, quedas frequentes e diminuição da massa muscular aparente são os sintomas mais comuns da sarcopenia. Dor no joelho é um sintoma secundário associado aos sintomas anteriores. A sarcopenia pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de problemas na articulação do joelho.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da sarcopenia é feito através do exame físico do paciente e exames complementares. Avaliação da força muscular com dinamômetro de preensão manual, análise da composição corporal através dos exames de densitometria e bioimpedância e testes de desempenho físico, como velocidade da marcha e o teste da cadeira, são os exames mais comumente usados pelos médicos especialistas. Para os pacientes que se queixam de dor no joelho, o exame mais importante para avaliar a articulação é a ressonância magnética.

TRATAMENTO
A dor no joelho associada à sarcopenia deve ser tratada com foco principal no fortalecimento dos músculos do joelho, com atenção especial ao fortalecimento do músculo quadríceps femoral. Musculação, fisioterapia, alimentação rica em proteínas, manutenção do peso corporal dentro da faixa de normalidade e tratamento específico de eventuais doenças ou lesões no joelho fazem parte do tratamento, que deve ser prescrito e acompanhado por um médico ortopedista especialista em joelho.
PREVENÇÃO
A melhor forma de evitar dor no joelho causada pela sarcopenia é adotar hábitos saudáveis ainda na juventude, antes que os sintomas apareçam. A prática regular de atividades físicas, manter uma alimentação balanceada, evitar o sedentarismo a todo custo e fazer avaliações médicas periódicas são atitudes que ajudam na prevenção da dor no joelho causada pela diminuição da massa muscular.