DOR NO JOELHO E HEPATITE

DOR NO JOELHO E HEPATITE

Dor no joelho e hepatite não parecem ter uma conexão direta, mas existem conexões clínicas importantes entre joelho e fígado. Embora o fígado e o joelho pareçam ser partes totalmente distintas do corpo, inclusive de sistemas distintos, existem algumas condições médicas, principalmente inflamatórias e autoimunes, que podem conectar essas duas áreas do corpo de forma direta ou indireta. A hepatite, que é a inflamação do fígado, pode causar sintomas nas articulações, especialmente nos joelhos. O fígado desempenha importantes funções e a sua inflamação pode ter repercussões em todo o nosso organismo, inclusive nos joelhos.

DOR NO JOELHO E HEPATITE

Dor no joelho pode ter origem no fígado. Essa relação entre o fígado e o joelho é desconhecida pela maioria das pessoas e costuma acontecer no curso de uma hepatite. Hepatite é a inflamação do fígado. As hepatites são causadas por infecções virais ( hepatites A, B, C, D e E ), doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool, uso prolongado de determinados medicamentos e esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. Os sintomas mais comuns das hepatites incluem cansaço extremo, febre, náuseas e vômitos, pele e olhos amarelados ( icterícia ), urina escura, fezes claras e dor abdominal no quadrante superior direito. No entanto, em alguns pacientes, a hepatite pode afetar outras partes do corpo, como as articulações. Quando isso acontece, o joelho é a articulação que costuma ser comprometida. Dor no joelho pode ser um dos sintomas de hepatite em alguns pacientes.

DOR NO JOELHO HEPATITE

COMO A HEPATITE AFETA O JOELHO?

A ligação entre hepatite e dor no joelho acontece por três mecanismos diferentes. O primeiro mecanismo acontece quando os vírus das hepatites B e C provocam manifestações extra-hepáticas nos joelhos, causando artralgia e artrite. O segundo mecanismo acontece quando a hepatite C provoca crioglobulinemia mista, uma condição autoimune caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos ( vasculite ). Essa vasculite pode causar artralgia, inchaço, rigidez articular e calor local nos joelhos. O terceiro mecanismo acontece em pacientes com doenças reumatológicas que são acometidos por hepatite autoimune. Os dois distúrbios associados provocam inflamação crônica nas articulações, especialmente nos joelhos.

SINTOMAS

Pacientes com hepatite diagnosticada ou suspeita devem procurar um médico se apresentarem algum dos seguintes sintomas nos joelhos: dor persistente, inchaço, rigidez matinal que melhora com os movimentos, calor local, vermelhidão e dificuldade para dobrar a perna e caminhar. Esses sintomas podem indicar uma artrite associada à hepatite, que deve ser tratada o quanto antes para evitar complicações.

HEPATITE E DOR NO JOELHO

TRATAMENTO

O tratamento da dor no joelho causada por uma hepatite depende da causa subjacente. Para hepatites virais, o tratamento é focado no controle da infecção com antivirais. Para hepatites que causam artrite ou vasculite no joelho, o tratamento é feito com anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores. A fisioterapia pode ajudar na reabilitação do joelho acometido. Em todos os casos, é importante monitorar a função hepática, especialmente se forem usados no tratamento medicamentos que afetam o fígado.