APLICAÇÃO DE OZÔNIO NO JOELHO

APLICAÇÃO DE OZÔNIO NO JOELHO

A aplicação de ozônio no joelho, ou ozonioterapia articular, é um procedimento médico que pode diminuir a dor de joelhos com artrose. A ozonioterapia articular é uma técnica terapêutica inovadora e minimamente invasiva utilizada para tratar dores e inflamações causadas por diversas doenças articulares. O tratamento com ozônio medicinal tem ganhado destaque na ortopedia e na medicina esportiva devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e de melhora da oxigenação celular. A aplicação de ozônio no joelho é uma alternativa eficaz e natural para quem busca alívio da dor, melhora da mobilidade e regeneração tecidual sem recorrer a cirurgias invasivas. Quando realizada com acompanhamento médico especializado, a ozonioterapia pode trazer resultados duradouros e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com problemas nos joelhos.

OZONIOTERAPIA

Ozonioterapia é um tratamento médico que utiliza uma mistura de oxigênio e ozônio medicinal em concentrações terapêuticas. Essa combinação de gases estimula processos naturais de regeneração e melhora o metabolismo celular, auxiliando no controle da dor e na recuperação de tecidos lesionados. Quando aplicada no joelho, a ozonioterapia atua diretamente na articulação, proporcionando alívio da dor e melhora da função articular em pacientes com artrose, condromalácia patelar, bursite, tendinite e lesões esportivas.

APLICAÇÃO OZÔNIO JOELHO

APLICAÇÃO DE OZÔNIO NO JOELHO

A aplicação de ozônio no espaço articular do joelho é um procedimento médico relativamente simples e rápido. Após avaliação médica detalhada, o médico especialista prepara e injeta o ozônio diretamente no espaço articular do joelho por meio de uma agulha fina. A aplicação pode ser feita no consultório médico. Uma anestesia local é feita no local da aplicação para conforto do paciente. O paciente pode retornar às suas atividades logo após o procedimento. Recomenda-se evitar esforços físicos por alguns dias.

BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DE OZÔNIO NO JOELHO

O ozônio atua estimulando a circulação sanguínea local, reduzindo a inflamação e modulando o sistema imunológico. Além disso, promove a oxigenação dos tecidos e o equilíbrio do metabolismo celular, o que acelera a desinflamação tecidual e a melhora da mobilidade articular. Os principais benefícios da aplicação de ozônio medicinal no joelho são: redução da dor, diminuição da inflamação, melhora da lubrificação articular, aceleração da recuperação de lesões e efeito antioxidante que melhora a saúde articular. Tem ainda as vantagens de ser um procedimento seguro, minimamente invasivo e de custo geralmente acessível. A maioria dos pacientes relatam melhora dos sintomas já nas primeiras sessões. O número total de aplicações pode variar conforme o diagnóstico e o grau da lesão ou degeneração articular.

MECANISMO DE AÇÃO

O ozônio, quando aplicado intra-articularmente no joelho, exerce seus efeitos terapêuticos por meio de vários mecanismos bioquímicos e anti-inflamatórios. Alguns desses mecanismos já foram identificados e outros ainda estão sendo estudados. A modulação do estresse oxidativo acontece porque o ozônio gera uma pequena quantidade de espécies reativas de oxigênio ( EROs ), que induzem resposta antioxidante adaptativa nas células sinoviais e condrócitos. A ação anti-inflamatória acontece porque o ozônio reduz a liberação de citocinas pró-inflamatórias e inibe a cascata da COX-2 e PGE2. A melhora da oxigenação tecidual e do metabolismo local acontece porque o ozônio melhora a microcirculação e o aproveitamento do oxigênio pelos tecidos intra-articulares. O efeito analgésico acontece pela redução da sensibilização das terminações nervosas e da liberação de mediadores algogênicos. Existe ainda um estímulo reparador tecidual que acontece pela indução da proliferação dos fibroblastos e até, em menor escala, dos condrócitos.

INDICAÇÕES

A ozonioterapia no joelho é indicada para diferentes condições ortopédicas e reumatológicas. As indicações mais comuns são: artrose, condromalácia patelar, bursite, tendinite, lesões esportivas, dores articulares crônicas e no pós-operatório de cirurgias do joelho. A ozonioterapia não deve ser o tratamento principal dessas doenças, mas pode ser usada como tratamento adjuvante. A aplicação de ozônio no joelho ajuda na redução do uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, evitando efeitos colaterais de longo prazo.

OZÔNIO NO JOELHO

NÚMERO DE SESSÕES

O número de sessões de ozonioterapia no joelho depende do diagnóstico e da resposta individual do paciente ao tratamento. Em média, são recomendadas de 5 a 10 aplicações, com possibilidade de manutenção periódica. O médico ortopedista especialista em joelho define o protocolo ideal para cada paciente conforme o quadro clínico.

EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES

A aplicação de ozônio no joelho é considerada um procedimento médico seguro, desde que realizada por um médico especialista habilitado. Os efeitos colaterais são raros e, quando ocorrem, costumam ser leves e passageiros, como dor momentânea durante a aplicação ou sensação de pressão articular. As contraindicações para a ozonioterapia articular no joelho são divididas em absolutas e relativas. Contraindicações absolutas são: deficiência de G6PD ( favismo ), gravidez, hipertireoidismo descompensado, trombocitopenia severa, distúrbios da coagulação, infarto agudo do miocárdio recente, crises epilépticas não controladas, alergia conhecida ao ozônio ou infecção ativa. As contraindicações relativas são: diabetes melitus descompensado, doenças autoimunes em atividade intensa, uso de anticoagulantes, imunossupressão grave, doenças cardiovasculares descompensadas, insuficiência renal ou hepática severa.

OZONIOTERAPIA NO BRASIL

A ozonioterapia foi considerada como tratamento experimental no Brasil por muitos anos. Somente em agosto de 2.025 é que o Conselho Federal de Medicina ( CFM ) autorizou o seu uso na medicina para o tratamento adjuvante de condições médicas bem definidas. Uma dessas condições é a artrose do joelho. Segundo a Resolução n˚ 2.445 do CFM, a ozonioterapia pode ser usada como tratamento adjuvante da artrose do joelho, podendo ser realizada no consultório do médico, desde que o profissional seja formado em medicina e tenha registro de especialista em ortopedia e traumatologia.